A competição destina-se a todos os atletas sejam eles federados ou não, em representação individual ou colectiva
Classificado como desporto amador e do turismo de natureza, o IV Trail do Município de Alcochete, programado e concebido pela Comissão Organizadora, constituída pelo Município de Alcochete e o Campo de Tiro; está agendado para 25 de Setembro, e é composto por um percurso de oito quilómetros na modalidade de caminhada e 17 quilómetros na de corrida.
No caso da participação em caminhada, esta é acessível a partir dos oito anos de idade, enquanto para a de corrida o mínimo para entrar na prova são os 16 anos. A organização definiu ainda que a participação de menores de 18 anos obriga a entrega de declaração de autorização do encarregado de educação.
Com as inscrições a encerrarem a 22 de Setembro, para fazer parte da iniciativa modalidade corrida de 17 quilómetros no IV Trail de Alcochete, obriga ao pagamento de nove euros, enquanto na de caminhada de seis quilómetros implica o pagamento de seis euros, devendo as inscrições serem feitas exclusivamente através da plataforma www.correr.pt
Como prazo limite para a inscrição a organização definiu 22 de Setembro, ou quando for atingido o número limite de inscrições para cada percurso. Incluído na inscrição está o dorsal apenas para a corrida – a ser levantado no secretariado no dia de prova ou na véspera em local a designar – mais t-shirt técnica, abastecimento sólidos e líquidos, seguro de acidentes pessoais e cronometragem com chip.
Relativamente aos escalões, a competição no IV Trail do Município de Alcochete destina-se a todos os atletas, federados ou não, em representação Individual ou colectiva caso de clubes, escolas e associações desportivas.
Estes escalões estão divididos por idades sendo estas as referentes ao ano em curso: Masculinos Sub 23 – 18/22 anos; Seniores – 23/39 anos; 40/49 anos; 50/59 anos; 60 ou mais anos. No caso do escalão Femininos é Sub 23 – 18/22 anos; Seniores – 23/39 anos; 40/49 anos; 50/59 anos; 60 ou mais anos.
Definiu ainda a Comissão Organizadora que “todos os actos do evento deverão ser norteados por um completo fairplay, assumido pelos concorrentes e também pela organização”. Além de exortar ao respeito e entreajuda entre concorrentes, esta iniciativa tem na mira causar “um impacto ambiental nulo”.
As regras para a iniciativa implicam que, a 24 de Setembro, entre as 9h30 e as 12h30, seja feito o levantamento de dorsais no Sector de Desporto da Câmara Municipal de Alcochete.
No dia da prova, 25 de Setembro, às 8h00 abre o Secretariado Local da Prova na unidade militar do Campo de Tiro; às 09h00 começa o Controlo 0 e às realiza-se o briefing. Cinco minutos depois é dada a partida Trail 17 quilómetros, e às 9h30 é a partida para a caminhada de oito quilómetros. Às 12h00 encerram ambos os percursos e é feia a entrega de Trofeus.
Estes vão ser entregues aos primeiros três atletas de cada escalão, masculinos e femininos, e para os três primeiros atletas à geral masculinos e femininos. A organização reserva-se ainda ao direito de fotografar os atletas.