27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalPlantação de 722 hectares de pêra-abacate em Alcácer do Sal em consulta...

Plantação de 722 hectares de pêra-abacate em Alcácer do Sal em consulta pública

Promotores estimam que o projecto assegure emprego permanente para 32 a 40 pessoas

 

- PUB -

Um projecto para plantação de pêra-abacate no concelho de Alcácer do Sal, em 722 hectares, que prevê a abertura de 34 furos para captação de água, está em consulta pública, até dia 24 deste mês.

De acordo com a informação disponível no portal Participa (www.participa.pt), consultado esta quinta-feira pela agência Lusa, decorre até esse dia a fase de consulta pública do processo de avaliação de impacte ambiental deste investimento, iniciada a 12 de Dezembro passado.

O Projeto Agroflorestal das Herdades de Murta e Monte Novo abrange uma área total de 2.402,10 hectares da freguesia da Comporta e da União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, no concelho de Alcácer do Sal.

- PUB -

O investimento, da responsabilidade da empresa Expoente Frugal Lda, do grupo Aquaterra, prevê a criação, caso avance, “de uma área agrícola de produção de pêra-abacate com 722,24 hectares e de uma área florestal de produção de 1.415,85 hectares”, segundo o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA).

Para a criação da área agrícola de produção de abacates, que vai ter rega gota a gota, será necessário abrir “34 furos de captação de água subterrânea” e instalar “uma captação de água superficial no canal de rega da Associação de Beneficiários de Vale do Sado (ABVS)”, lê-se no documento.

Entre os investimentos previstos estão também a “construção de cinco reservatórios de armazenamento de água e de um reservatório de regularização da captação do canal da ABVS”.

- PUB -

Os promotores estimam que o projecto, que implica um volume de investimento na ordem dos 60 milhões de euros, assegure emprego permanente para 32 a 40 pessoas, prevendo-se que este valor ascenda, na época das colheitas, a mais 240 a 400 trabalhadores temporários.

O projecto agro-florestal, é indicado no resumo não técnico do EIA, “insere-se totalmente na Zona Especial de Conservação (ZEC) Comporta/Galé, incluída no Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC)”.

O documento disponível no portal Participa indica ainda que a rega dos pomares de pêra-abacate implicará um consumo total de água na ordem dos 4,33 hectómetros cúbicos/ano (hm³/ano).

Deste total, serão provenientes de água subterrânea 3,22 hm³/ano, enquanto 1,139 hm³/ano terá origem em água superficial.

“Em termos de energia eléctrica prevê-se utilizar a instalação de uma linha aérea de média tensão existente na zona norte da propriedade”, junto à Estrada Nacional 253 (EN253), refere o documento, indicando que está prevista, em simultâneo, a “instalação de uma área significativa de painéis fotovoltaicos”.

Os promotores prevêem que o início da construção e implantação do projecto possa “ocorrer no primeiro semestre” deste ano, estando esse arranque dependente do desenvolvimento da Avaliação de Impacto Ambiental e da emissão da Declaração de Impacte Ambiental.

Estimam ainda que a primeira produção de pêra-abacate “ocorra entre 2029 e 2030”. Inicialmente, esperam cerca de 1,5 toneladas por hectare, aumentando para 13 toneladas por hectare “ao quinto/sexto ano de cultura”.

A produção de pêra-abacate, no concelho de Alcácer do Sal, terá como destino um centro de distribuição localizado na região do Algarve, segundo o resumo não técnico.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -