27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMemorial de José Afonso inaugurado este sábado em Setúbal

Memorial de José Afonso inaugurado este sábado em Setúbal

Inauguração da obra do escultor setubalense Ricardo Crista é a primeira iniciativa de 2024 do projecto Venham Mais Vinte e Cinco

 

- PUB -

Um memorial sobre José Afonso é inaugurado no sábado na Praia da Saúde, em Setúbal, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de Abril de 1974, que pôs termo a 48 anos de ditadura em Portugal.

O memorial em homenagem ao autor e cantor de Grândola Vila Morena, canção senha da revolução de Abril, é constituído por uma peça de arte urbana que a autarquia sadina descreve como “uma obra com um carácter dinâmico que cria a ilusão de estar em constante movimento, consoante a posição em que o observador se encontre”.

“Com cinco metros e meio de altura, quatro de largura e um metro e meio de profundidade, a peça pode ser observada do mar para a serra, e vice-versa, e tem um efeito transparente quando vista de determinados ângulos, enquanto a partir de outros mostra o retrato de José Afonso”, acrescenta, em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal, promotora da iniciativa.

- PUB -

Segundo a autarquia, a inauguração da obra do escultor setubalense Ricardo Crista, prevista para as 15h00 de sábado, é a primeira iniciativa de 2024 do projecto Venham Mais Vinte e Cincos, que, entre 2022 e 2025, comemora os 50 Anos da Revolução dos Cravos, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal com as juntas de freguesia e o movimento associativo.

No âmbito de uma investigação realizada há cerca de cinco anos pelo professor e investigador Albérico Afonso para o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), foram identificados mais de 40 locais “icónicos” na cidade de Setúbal a que José Afonso esteve ligado.

A investigação pedida pela Associação José Afonso (AJA) para elaboração do roteiro “Os Lugares do Zeca na Geografia da Cidade”, que em 2019 assinalou os 90 anos do nascimento de José Afonso, identificou, entre muitos outros locais, o antigo Liceu Nacional de Setúbal.

- PUB -

José Afonso foi nomeado para o antigo Liceu Nacional de Setúbal como professor em 1967, tendo leccionado apenas durante um período, dado que foi expulso do estabelecimento de ensino devido às manifestações de desagrado por parte das famílias de alguns alunos e das elites da época.

O Círculo Cultural de Setúbal, de que José Afonso foi em 1969 um dos fundadores, é outro lugar de grande importância na ligação do cantor aos jovens e à cidade de Setúbal e a que o professor e investigador Albérico Afonso se referiu como “uma espécie de espaço frentista de oposição à ditadura”.

O edifício onde estava instalada a Polícia Internacional de Defesa do Estado/Direcção Geral de Segurança (PIDE/DGS) -, no Bairro Salgado, onde José Afonso esteve detido várias vezes, o Clube Naval, onde o cantor foi um dos oradores no primeiro comício do 1.º de Maio de 1974, e o Clube de Campismo, que acolheu o primeiro concerto de José Afonso na cidade, em 1968, são outros locais inventariados pelo investigador Albérico Afonso que evidenciam a ligação de José Afonso à cidade de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -