23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Abertura da Lagoa de Santo André ao mar marcada para segunda-feira

Abertura da Lagoa de Santo André ao mar marcada para segunda-feira

Abertura da Lagoa de Santo André ao mar marcada para segunda-feira

Agência Portuguesa do Ambiente assume compromisso de avançar depois de protesto de agentes locais

 

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que está marcada para a próxima segunda-feira (8 de Abril) a abertura da Lagoa de Santo André ao mar. Ainda não se sabe como vai decorrer o processo, que pode ser adiado por razões meteorológicas, mas esta tem sido uma questão apontada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

- PUB -

“Mantém-se a expectativa sobre a forma como o processo será feito no terreno, pois esse tem sido o grande problema nos últimos anos e que tem contrariado o objectivo da abertura da Lagoa ao mar que é renovação da água, melhorando a qualidade dos ecossistemas e contribuindo para a economia local”, explica em nota de Imprensa o executivo santiaguense.

O anúncio feito pela agência através da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo refere que, “uma vez avaliados os agentes físicos em presença, e em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, planeia efectuar o rompimento da barra arenosa que separa a Lagoa de Santo André do mar, podendo ocorrer ligeiras alterações ao planeado, em função dos factores físicos actuantes”.

No início do mês de Março autarcas, ambientalistas, pescadores, associações e munícipes juntaram-se numa acção de protesto – que chegou a cerca de 100 pessoas – para mostrar o seu “desagrado” perante a decisão da APA que seria de, este ano, não fazer a habitual abertura da lagoa ao mar. Foi durante essa manifestação, que decorreu a 5 de Março, que a agência ambiental garantiu que ia prosseguir com os trabalhos de reabertura.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -