26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalUnião Mutualista do Montijo certificada com qualidade de alto a baixo

União Mutualista do Montijo certificada com qualidade de alto a baixo

Todos os equipamentos e valências receberam selo atribuído pela EIC. Pedro Santos, presidente do conselho de administração, realça caso único no País. “Só o trabalho árduo de todos os profissionais desta instituição permitiram atingir um resultado que a todos orgulha”, afirma

 

- PUB -

 

Os sete equipamentos da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (vulgo Montepio) do Montijo e todas as valências que a instituição apresenta receberam o selo de qualidade atribuído pela Empresa Internacional de Certificação (EIC).

“Só o trabalho árduo e um verdadeiro empenho de todos os profissionais desta instituição permitiram atingir um resultado que a todos orgulha e que torna ainda mais distinta a centenária União Mutualista Nossa Senhora da Conceição”, disse Pedro Santos, recém-eleito presidente do conselho de administração do Montepio, que no final de 2019 comemorou 147 anos de existência.

- PUB -

A instituição tornou-se assim, de acordo com o responsável, na única mutualista a ostentar a certificação de qualidade em todos os equipamentos e valências que desenvolve, desde os serviços prestados na área infantil, passando pela acção social e terminando nos cuidados à terceira idade.

O marco alcançado ganha ainda maior relevo pelo facto de em Dezembro de 2017, a União Mutualista ter conseguido a aprovação de um Processo Especial de Revitalização (PER), já que se debatia com “uma situação financeira insustentável”, face a um montante de dívidas “superior a 10 milhões de euros (a maior parte a curto prazo”.

A “profunda reestruturação, o arrumar da casa e a implementação de um novo rumo na instituição”, que culminou com a obtenção da certificação de qualidade no final de 2019, foi trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, resume Pedro Santos em jeito de balanço.

- PUB -

A Farmácia da Mutualista do Montijo “foi certificada pela norma ISO 9001:2015 para as actividades de Dispensa e Aconselhamento de Medicamentos e Produtos de Saúde, Preparação de Medicamentos Manipulados, Determinação de Parâmetros Bioquímicos, Fisiológicos e Físicos”, pode ler-se num comunicado da instituição.

Cuidados Continuados Integrados distinguidos

De acordo com a mesma nota, com a norma NP 4543:2017 “foi certificada a Prestação de Serviços de Acção Social para respostas sociais, como Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário no Lar de Montepio; Creche, Pré-Escolar e Actividades de Tempos Livres na Casa da Criança; Creche e Pré-Escolar no Centro Infantil António Marques; Apoio Comunitário no Centro Comunitário; Acolhimento Temporário de Vítimas de Violência Doméstica na Casa Abrigo”.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados “obteve certificação através da norma NP 4547:2018 para a Prestação de Serviços de Cuidados de Saúde – uma das poucas unidades do País certificadas com o selo da qualidade”.

A Empresa Internacional de Certificação (EIC) reconheceu ainda a “qualidade” a serviços de suporte da instituição, como “Compras, Frota, Manutenção e Recursos Humanos”.
A certificação permite à UMNSC afirmar um conjunto transversal de serviços que incidem nas áreas da educação, da saúde e da ação social, com a garantia de que todos são prestados segundo os mais elevados padrões de Qualidade.

Pedro Santos considera que a certificação de qualidade agora obtida vem trazer “motivação extra” bem como um acréscimo de “responsabilidade para fazer cada vez mais e melhor”.

A União Mutualista do Montijo conta actualmente com 3 600 associados, emprega directamente cerca de 200 trabalhadores e serve mais de mil utentes de forma continuada diariamente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -