27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEmpresasPublireportagem: Charneca Alumínios, projecto de raiz familiar caminha para meio século...

Publireportagem: Charneca Alumínios, projecto de raiz familiar caminha para meio século de existência

Empresa de Setúbal é uma das referências na região na produção e montagem de janelas e portas de alumínio e PVC

 

- PUB -

A Charneca Alumínios, com sede na Varzinha, Setúbal é uma empresa qualificada a operar no sector da caixilharia de alumínio e PVC. Está, neste ano de 2022, a celebrar o seu 26º aniversário assinalado no passa­do mês de Fevereiro. Mas as bases deste bem-sucedido projecto foram criadas há mais de 40 anos por Joa­quim Charneca pai de Manuel e Mi­guel Charneca os irmãos que gerem hoje em dia a empresa e continuam a manter a cultura de rigor e exigên­cia de qualidade bem como de forte compromisso com o cliente, herda­dos de seu pai.

A Charneca Alumínios destaca-se pela fabricação própria das caixilha­rias de alumínio e PVC, janelas, portas e portadas e ainda estores exteriores e interiores. Pelo aconselhamento e acompanhamento técnico na defini­ção da solução mais adequada, pela instalação feita por equipas próprias compostas por pessoal com vasta ex­periência, a sua grande maioria for­mada na casa, e altamente especiali­zado, prestando um efectivo serviço pós venda, quando necessário.Todos os trabalhos são orçamen­tados gratuitamente e com garantia de boa execução.

Na Charneca Alumínios a aposta é na qualidade do serviço com capa­cidade para atender o cliente final (particular), o empreiteiro / empre­sa de construção executando obras de pequeno, médio e grande porte. A empresa neste momento conti­nua a seguir o caminho traçado desde o inicio, frisa Manuel Charneca, só­cio-gerente da Charneca Alumínios. “Estamos num mercado específico, muito concorrencial” por isso apos­tamos, essencialmente, na qualidade e numa relação muito próxima e de grande transparência com o cliente”. Nesta altura, acrescenta, “estamos numa fase de equilíbrio, num pata­mar tranquilo, mas sentimos que co­ meçam a faltar algumas condições, essencialmente logísticas apesar de termos quatro armazéns começa a ser curto”.

- PUB -

Qualidade e proximidade com o cliente, dois factores que fazem com que o dia a dia da empresa seja muito preenchido, de tal forma que a capacidade de resposta para as encomendas começa a ser motivo de preocupação, diz.” Estamos, para se ter uma ideia, a entregar janelas a 90 dias, isto desde a adjudicação até à entrega”. Um problema que, aponta Manuel Charneca, se deve também “muito pela falta de mão­-de-obra que existe no mercado porque arranjar pessoal qualificado é muito complicado. Neste momen­to até a não qualificada é difícil de contratar”.

Os produtos essenciais, mas dis­tintos, neste sector são as janelas e portas em alumínio e PVC. Mas o PVC neste momento, sublinha o em­presário, “está em plena ascensão, essencialmente, com o certificado energético da classe A+, que tinha, e esperamos volte a ter, comparti­cipação do estado através do fundo ambiental á troca de janelas, a ser um factor vital porque o PVC consegue a classificação sendo uma solução mais económica, estamos claramente perante um mercado em expansão tendo nós todas as condições para acompanhar essa tendência”.

A área de influência da Charneca Alumínios é, maioritariamente, a re­gião de Setúbal e Lisboa, mas, Manuel Charneca diz que a empresa está em condições de responder a qualquer ‘desafio’. “ A nossa intervenção vai para além de Setúbal. Mas vendo a realidade, á medida que a distancia aumenta, maior tem de ser a dimen­são de obra para diluir os custos de deslocação. Pontualmente, quando os nossos melhores comerciais, que são os clientes que servimos, nos recomendam ou solicitam, efectua­mos obras em qualquer ponto do pais ou do mundo como já fizemos no Algarve, Coimbra, Beira, Alentejo, em França, na Holanda, em Angola, na Républica do Congo, em São Tomé e Príncipe.

- PUB -

Espreitando o futuro as pers­pectivas no curto e médio prazo as sensações, confessa, são mistas: “As perspectivas até final do ano e inicio do próximo, são de continuação de muito trabalho. Olhando para um fu­turo mais alargado, parece-nos que a nossa economia e o nosso sector está muito dependente do investimento estrangeiro e não tanto do consumo interno. Cada vez temos mais traba­lhos para esse investidor, na constru­ção nova e na reabilitação, enquan­to esse investimento se mantiver, as perspectivas são animadoras. Se esse ciclo for interrompido as coisas podem complicar-se, e a acontecer será mais uma crise no sector cuja gravidade não conseguimos a esta distância perceber”.

 

Diferenciação Fabrico de linha de produtos próprios

Num sector onde a oferta é cada vez maior, o factor diferenciação é cada vez mais vital. Nesta vertente da inovação, Manuel Charneca, destaca o facto da empresa fabricar as suas próprias janelas de PVC. “Não somos apenas instaladores como a maior parte dos nossos
concorrentes, que compra fora. Nós fabricamos e instalamos o nosso produto, a linha é toda nossa. Isso permite-nos dar ao cliente garantia de maior qualidade porque garantimos
que o produto que instalamos com qualidade, respeita a mesma qualidade no processo de fabrico respeitando todos os protocolos de fabricação exigidos, controlando nós todo
o processo” O gerente vinca também “a exigência e seriedade” colocada na fabricação e instalação dos produtos, “a qualidade do serviço” prestado e a assistência pós-venda, acompanhando o cliente desde o início “de forma a que tenha exactamente aquilo
que procura”.
Muitas vezes, pormenoriza, “apesar de ser um cliente mais informado o que nos trás é uma
tela em branco, a partir dai nós prestamos todo apoio para termos o melhor resultado final
sempre de acordo com o que o cliente pretende”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -