1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFesta Multicultural junta cerca de dez mil pessoas no Vale da Amoreira

Festa Multicultural junta cerca de dez mil pessoas no Vale da Amoreira

Amoreirenses ficaram surpresos com animação oferecida este ano

 

- PUB -

A Festa Multicultural do Vale da Amoreira deste ano terminou no domingo, numa iniciativa que levou centenas de moradores até ao recinto onde decorreram as iniciativas previstas. Depois de um interregno forçado pela pandemia, os festejos apresentaram este ano novidades que surpreenderam não só os amoreirenses, como todos os visitantes que escolheram passar o serão nesta localidade do concelho da Moita.

Entre as novidades que revolucionaram as festas, destaque para o novo local do arraial, na zona envolvente ao Centro de Experimentação Artística (CEA) e junto ao Grupo Desportivo e Recreativo Portugal, “que se veio a provar essencial no compromisso da Associação de Festas”, assegura o executivo liderado por Bárbara Dias.

Por um lado, foi possível “assegurar […] condições de acessibilidade e um ambiente convidativo e acolhedor para todos os intervenientes no evento, bem como a segurança total, sendo de realçar que esta mudança estratégica contribuiu para uma maior adesão da população à festa, num clima de alegria e confiança, contornando o contexto de risco e estigma associado a estas festividades”.

- PUB -

Este ano não foram registadas quaisquer ocorrências pelas forças de segurança ali presentes, o que dignifica a equipa anfitriã, a própria comunidade e as autoridades envolvidas. O investimento, superior a 50 mil euros no alinhamento do cartaz e em apoio logístico, por parte das autarquias locais, proporcionou “a mistura perfeita entre artistas locais e de renome representando as várias culturas presentes nesta comunidade”, tornando possível a coexistência entre todos, onde a música, ritmos, dança e sabores permitiram o pulsar em uníssono dos diferentes povos.

As festas contaram ainda com “um esforço inédito de incentivo à participação infanto-juvenil, contando com actividades lúdicas que promoveram a diversão, com um insuflávels disponível, mas também a actividade física no combate ao sedentarismo, com a disponibilização de bicicletas para realizar percursos à volta do recinto” da festividade. O encontro contou ainda com uma aposta no mundo digital, com a criação de um fundo especificamente desenhado para a rede social “TikTok – um sucesso junto dos nossos Jovens!”.

A União de Freguesias estima que o evento tenha contado com a participação de cerca de 10 mil pessoas, ao longo dos quatro dias, sendo de reconhecer “o aumento no número de comerciantes presentes no local”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -