23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
O basquetebolista que cresceu na Moita e em 2023 foi confirmado nos Boston Celtic da NBA

O basquetebolista que cresceu na Moita e em 2023 foi confirmado nos Boston Celtic da NBA

O basquetebolista que cresceu na Moita e em 2023 foi confirmado nos Boston Celtic da NBA

Prémio de Figura do Ano foi entregue pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, a Ben Queta, que representou o primo

 

O jogador de Basquetebol, de 2,13 metros de altura e 112 quilos de peso, e que joga na posição de poste, consolidou, em 2023, a carreira na NBA, depois de, em 2021, ter feito história ao ser o primeiro português a ingressar no mítico campeonato norte-americano. Neemias Esdras Barbosa Queta, de 24 anos (nasceu a 13 de julho de 1999), é filho de pais guineenses. Cresceu no Vale da Amoreira, no concelho da Moita, e iniciou-se no basquetebol aos 10 anos, no FC Barreirense, onde jogou até 2017. Ingressou, então, no SL Benfica, fazendo 29 jogos na equipa B, que competia na Proliga e quatro jogos pela equipa principal, que compete na Liga Portuguesa de Basquetebol.

- PUB -

No dia 31 de Agosto de 2018 separou- -se oficialmente das águias, rumando aos Utah State, equipa universitária nos Estados Unidos da América. A 31 de Agosto de 2018 deixou o Benfica para jogar na equipa da Utah State University, e estudar, nos Estados Unidos, enquanto jogava, e, logo nessa época, na segunda equipa do All-Mountain West, ganhou os prémios de caloiro do ano e melhor jogador defensivo do ano. Já estava à beira do draft da NBA, mas decidiu não avançar e regressou à universidade. Na temporada como júnior, depois de ultrapassar uma lesão e sempre a melhorar os resultados, foi nomeado para a equipa principal do All-Mountain West e considerado jogador defensivo do ano.

Foi seleccionado no Draft da NBA de 2021, pelo Sacramento Kings, tornando-se o primeiro jogador português a entrar na NBA e estreou-se em campo a 17 de Dezembro. Mesmo não sendo utilizado com regularidade, Queta assinou um contrato padrão com os Sacramento Kings a 8 de Agosto de 2023, mas acabou dispensado pelo clube um mês depois. Na semana seguinte, assinou um “contrato de duas vias” com os Boston Celtics, onde ainda joga e tem conseguido algumas prestações muito positivas nesta temporada. Ficou em 49.º lugar na votação do Leste para alas e postes para o NBA All Star Game de 2024, tendo arrecadado 15 967 votos de fãs, incluindo dois de jogadores da NBA.

Na Selecção Nacional, entre outras participações noutros escalões e em várias equipas, Neemias Queta levou Portugal à medalha de ouro na Divisão B do Campeonato Europeu Sub-20 da Fiba, em 2019, embora uma lesão no joelho o tenha afastado da final. Os outros nomeados para Figura do Ano da Região de Setúbal, nos Golfinhos d’Ouro, eram o novo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, e a líder da SEDES no distrito, Andrea Lima. O prémio foi entregue, pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a Ben Queta, que representou o primo Neemias na Cerimónia. O atleta não esteve presente por se encontrar nos EUA.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -