30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoVitoriano Rafael Afonso soma primeiras duas internacionalizações por Portugal

Vitoriano Rafael Afonso soma primeiras duas internacionalizações por Portugal

Desaires com espanhóis em Benidorm não beliscam feito do jovem atleta de 15 anos

 

- PUB -

 

Aos 15 anos de idade, Rafael Afonso, jovem atacante do Vitória, tornou-se na passada semana o mais recente internacional de futebol pelos escalões de formação de Portugal. Ao serviço dos sub-16, o atleta que representa os sadinos desde 2020/21 alinhou nos dois jogos frente à Espanha, adversário que venceu ambos os encontros (2-0 e 3-1) realizados no Estádio Guillermo Amor, em Benidorm.

O vitoriano, nascido a 17 de Julho de 2008, fez a sua estreia com a camisola das Quinas a 2 de Abril, dia em que começou a partida no banco de suplentes, mas acabou por entrar no decorrer da segunda parte. Apesar da derrota (2-0) sofrida por Portugal nesse duelo com a sua congénere espanhola, as boas indicações deixadas pelo avançado, enquanto esteve em campo, levaram o seleccionador Bino Maçães a utilizá-lo de início no teste seguinte.

- PUB -

Na passada quinta-feira, novamente em Benidorm, portugueses e espanhóis voltaram a medir forças num jogo em que os anfitriões ganharam, desta vez por 3-1. Nesse confronto, Rafael Afonso teve a oportunidade de viver a emoção de cantar o hino nacional como titular da Selecção de sub-16. Em campo, o atleta viu a equipa das Quinas inaugurar o marcador, aos 31 minutos, com um cabeceamento ao segundo poste de Tomás Rodrigues.

Apesar de os comandados de Bino Maçães terem dominado a primeira parte, período em que tiveram mais oportunidades de golo que os adversários, o resultado não sofreu alterações antes do intervalo, que chegou com a vantagem lusa por 1-0. No regresso dos balneários, já depois de o vitoriano ter sido substituído, Espanha entrou forte e foi eficaz no primeiro remate que fez à baliza nacional.

O remate rasteiro de Nil Texidor, aos 46 minutos, repôs a igualdade que não demorou muito tempo a ser desfeita. Volvidos dois minutos, o golo da reviravolta surgiu, de livre direto, cobrado de forma exemplar por Juan Vacas. Galvanizada pelo excelente início na segunda parte, a equipa treinada por David Gordo voltou a fazer estragos na baliza portuguesa, aos 60 minutos, através de Ian Cruz, que colocou o resultado final em 3-1.

- PUB -

Os desaires não beliscam em nada o feito de Rafael Afonso que esteve entre os 22 jogadores que o treinador nacional Bino Maçães chamou para a dupla jornada que Portugal teve com Espanha. Refira-se que além do emblema setubalense, outros cinco clubes estiveram representados nos duelo travados no Estádio Guillermo Amor: FC Porto, Sp, Braga, Benfica, Sporting e V. Guimarães.

Recorde-se que antes de rumar a Espanha, a Selecção Nacional Sub-16 trabalhou, pela primeira vez, no domingo que antecederam os jogos efectuados a 2 e 4 de Abril, na Cidade do Futebol, de forma a preparar os dois jogos. No domingo de Páscoa (31 de Março) Rafael Afonso e os seus colegas da Selecção de sub-16 viveram o dia de forma especial na Cidade do Futebol, com a Selecção de sub-19 feminino com quem tiveram reunidos ao almoço.

Consciente da importância do momento vivido pelo jogador do Vitória, a Associação de Futebol de Setúbal fez questão de assinalar a estreia do jovem atacante com as cores nacionais. “A Direcção da Associação de Futebol de Setúbal felicita, com especial entusiasmo e orgulho institucional, Rafael Afonso pela primeira internacionalização por Portugal e o Vitória Futebol Clube pelo contributo evidenciado no âmbito da evolução formativa”, escreveram.

O emblema verde e branco também assinalou o feito nas suas redes sociais Facebook e Instagram. “Parabéns Rafael, este é o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação. Desejamos que esta experiência de representar a Seleccção Portuguesa, se possa repetir, para ele, bem como para outros jogadores da Formação do Vitória Futebol Clube”, lê-se na mensagem.

 

Triunfo com Torreense antes da visita ao líder

 

Cinco dias depois de ter somado a sua primeira internacionalização pelos sub-16 de Portugal e três dias depois de ter sido titular pela primeira vez, Rafael Afonso contribuiu para o triunfo, por 1-0, dos sub-17 do Vitória, em partida da sexta jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de juvenis (série B). Utilizado nos primeiros 77 minutos do jogo, o avançado viu o seu colega Miguel Grilo apontar, aos 25 minutos, de penálti, o único golo do encontro.

Numa altura em que o Vitória luta pela permanência no campeonato nacional, os três pontos conquistados no campo do Olival, em Águas de Moura, permitiram à equipa ascender da 5.ª à 3.ª posição da tabela, com os mesmos 10 pontos que o Sacavenense, estando ambos os clubes a um de distância do líder Estoril-Praia. Depois do mau arranque na fase actual – somaram duas derrotas e um empate – a equipa treinada por João Nicolau atravessa um excelente momento, facto que é comprovado pelos três triunfos nos últimos jogos (2-4 ao Marítimo, 2-0 ao Cova da Piedade e 1-0 ao Torreense).

Na próxima ronda, a equipa em que actua o internacional sub-16 Rafael Afonso vai ter pela frente o primeiro classificado, Estoril-Praia. Apesar das dificuldades que esperam encontrar no embate de domingo (11:00 horas), referente à sétima jornada, os sadinos prometem tudo fazer para somar o seu quarto êxito competitivo na fase actual.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -