26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto“Prefiro ser homenageado em vida do que a título póstumo”

“Prefiro ser homenageado em vida do que a título póstumo”

24 das 70 distinções da Gala do Desporto de Setúbal foram atribuídas ao Vitória FC

 

- PUB -

Aos 74 anos de idade, Fernando Tomé, antiga glória do futebol do Vitória FC, do Sporting, U. Leiria e da Selecção Nacional, foi agraciado com o “Prémio Carreira” na 6.ª Gala do Desporto de Setúbal, sucedendo desta forma ao seu ex-colega de equipa nas décadas de 1960 e 1970 Carlos Cardoso, que tinha sido homenageado com a mesma distinção na edição anterior pela Câmara Municipal sadina.

Na hora da consagração, o ex-jogador e treinador mostrou-se agradecido pela noite vivida na 5.º feira. “Obrigado do fundo do coração à Câmara Municipal de Setúbal e a todos aqueles que estiveram envolvidos naquilo a que acabei de assistir e que me deixou altamente emocionado”, disse, lembrando uma frase de Fernando Vaz, seu ex-treinador do Vitória. “Jovem, prefiro ser homenageado em vida do que a título póstumo”.

No evento realizado no Fórum Municipal Luísa Todi, Fernando Tomé recebeu a ovação da noite da assistência que também teve oportunidade de aplaudir mais de sete dezenas de distinções a atletas e treinadores, a nível individual e colectivo, clubes, associações e dirigentes, incluindo homenagens especiais a um conjunto de personalidades e entidades com projectos diferenciadores. 24 das distinções da noite foram atribuídas ao Vitória.

- PUB -

O Senhor Vitória, como é carinhosamente apelidado pelo empenho, compromisso e dedicação ao clube, não conseguiu disfarçar a emoção no momento em que subiu ao palco para receber o “Prémio Carreira” das mãos do presidente da autarquia sadina, André Martins. A entrega do prémio ao antigo médio foi antecedido por um vídeo em que foram recordados alguns momentos emblemáticos da sua carreira.

A par do percurso desportivo, o vídeo partilhou um conjunto de testemunhos de familiares, concretamente os filhos, amigos e ex-colegas, casos de José Mendes, Francisco Silva, Mário Narciso e Ricardo Formosinho, para falar de Fernando Tomé, figura consensual e incontornável dos quase 112 anos de história do clube.

Além de Fernando Tomé, nome indelevelmente ligado aos vitorianos, o clube viu serem premiados 24 dos seus atletas nas mais diversas modalidades. Os vitorianos Jorge Parrulas (salto com vara) e, na vertente de desporto adaptado, David Gézero, mesa-tenista em cadeira de rodas do clube venceu o prémio para melhor atleta masculino também foram

- PUB -

O ex-jogador de futebol do Vitória e actual seleccionador nacional de futebol de praia, Mário Narciso, com vários títulos mundiais e europeus conquistados nos últimos anos ao comando da equipa das quinas, foi eleito “Treinador do Ano”

 

Pichardo ganhou “Ouro Olímpico”

 

A Gala entregou um novo prémio, designado “Ouro Olímpico”, atribuído ao luso-cubano Pedro Pichardo, campeão do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com distinção alargada ao pai e treinador Jorge Pichardo. Houve também um “Prémio Especial”, entregue à Escola de Futebol Feminino de Setúbal.

Os prémios “Atleta do Ano” foram atribuídos a Mariana Jaleca, futebolista do Aland United (Finlândia), e a Afonso Costa, remador do Clube Naval Setubalense. André Narciso foi “Árbitro do Ano”, André Estevão “Dirigente do Ano, enquanto presidente do Clube de Ténis de Setúbal, o São Domingos FC como “Clube do Ano” e o Open Baía de Setúbal – Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas como “Evento do Ano”.

A Academia de Rugby Club de Setúbal (“Equipa do Ano”), Inês Gaivéu (jogadora de hóquei em patins), e Pedro Casinha (do Clube de Canoagem de Setúbal) foram os “Atletas Esperança do Ano”. No desporto adaptado, Sandra Pinto, remadora do Clube Naval Setubalense, foi a melhor atleta feminina do ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -