27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoQuilómetros para duros

Quilómetros para duros

A terceira edição Setúbal Triathlon volta a esgotar o número de participações. Vai ter oito centenas a disputar velocidade e resistência. Este ano haverá prémio para a melhor equipa

 

- PUB -

 

Nadar no Sado, pedalar na Arrábida e correr no Parque Urbano de Albarquel. É a terceira edição do desafio de superação do Setúbal Triathlon 2019 que vai ter oito centenas de atletas em competição. Mais uma vez a prova de triatlo longo já tem as inscrições esgotadas.

Dia 14, o Setúbal Triathlon 2019 tem partida marcada às oito da manhã com a prova de natação nas águas do rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel. Os atletas vão ter de cumprir 1 900 metros num percurso rectangular de volta única.

- PUB -

A competição prossegue com a prova de ciclismo, com partida na Avenida José Mourinho, para percorrerem uma distância de 90 quilómetros, num percurso centrado na zona ribeirinha da cidade e com passagem pela Arrábida.

O terceiro e último challenge desta competição são 21,097 quilómetros de corrida. Para isso os triatletas vão ter fazer quatro voltas a um circuito entre o Parque Urbano de Albarquel e a Cachofarra, até chegarem à meta instalada no Largo José Afonso.

 

- PUB -

Nova metodologia para dar mais segurança à prova

 

Organizada pela Câmara de Setúbal em parceria com a HMS Sports, a edição deste ano do Setúbal Triathlon tem como novidade, devido ao número de inscritos, a distribuição dos atletas em função do tempo esperado para completar o segmento de natação, existindo três caixas de tempo disponíveis.

Nesta partida, os participantes escolhem a opção que mais os desafia, concretamente terminar o segmento de natação em menos de 32 minutos, entre os 32 e os 42 minutos e com tempo superior a 42 minutos.

Depois de divididos, os atletas são alinhados em seis corredores e a cada cinco segundos é dada a partida para seis. O tempo só começa a contar depois de os atletas passarem no sistema de cronometragem colocado após os corredores.

Segundo a autarquia, a adopção deste método “procura aumentar a segurança, reduzir a ansiedade e melhorar a experiência competitiva”, por isso a adaptação do percurso de natação, feito numa única volta, e do parque de transição, agora instalado no Parque Urbano de Albarquel.

O Setúbal Triathlon divide-se em quinze escalões etários, femininos e masculinos, com prémios para os três primeiros classificados de cada, a entregar em cerimónia a realizar às 16h30, no Auditório José Afonso.

Pela primeira vez é atribuído um prémio à melhor equipa, tendo em conta o somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas dessa formação, independentemente do género, com base na classificação oficiosa.

Além da competição, a prova dinamiza, nos dias 13 e 14, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, direcionada para as marcas desportivas, aberta ao público, em ambos os dias, a partir das 09h00.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -