28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioDesporto 2Sesimbrense Fernando Tavares assume candidatura à Federação Portuguesa de Atletismo

Sesimbrense Fernando Tavares assume candidatura à Federação Portuguesa de Atletismo

O agora vice-presidente da FPA, de 60 anos, assume candidatura a uma estrutura liderada desde 2012 por Jorge Vieira

 

- PUB -

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) Fernando Tavares vai candidatar-se à liderança do organismo e à sucessão de Jorge Vieira, anunciou esta terça-feira o dirigente em carta enviada aos sócios federativos.

No documento a que a agência Lusa teve acesso, Fernando Tavares, de 60 anos, assume a sua candidatura à presidência da FPA, que é liderada desde 2012 por Jorge Vieira.

“É com enorme entusiasmo, responsabilidade e espírito de missão, que me apresento candidato à presidência da FPA”, começa por escrever o dirigente, licenciado em Educação Física, actualmente um dos quatro ‘vices’ em funções no organismo.

- PUB -

Fernando Tavares é o primeiro candidato confirmado à liderança da FPA, a cerca de seis meses do acto eleitoral – que será realizado apenas após os Jogos Olímpicos Paris2024 –, depois de o antigo atleta Domingos Castro ter revelado à Lusa estar a perfilar-se na corrida à sucessão de Jorge Vieira, que foi reconduzido em 2020 e cumpre o terceiro e derradeiro mandato permitido por lei.

Na direcção da FPA desde 2012, com Vieira, que também coadjuvou quando este foi director técnico, Fernando Tavares recorda as “mais de quatro décadas ligado ao atletismo”, como atleta, juiz, técnico, organizador de competições e dirigente, para justificar o avanço: “Assim, considero ter o conhecimento e a experiência necessários para conduzir a FPA, na sua missão de promover, regulamentar e dirigir, a modalidade a nível nacional”.

“Apesar de várias dificuldades e contratempos, a nossa modalidade está hoje num patamar mais elevado do que estava em 2012, quando iniciámos o primeiro mandato. Mas porque acredito que, juntos, temos a capacidade de fazer mais e melhor, chegou a hora de assumir um compromisso para com todos, e de vos convidar a apoiar a equipa que, em devido tempo, vos apresentarei na candidatura aos órgãos sociais da FPA”, remata Fernando Tavares, na carta enviada às associações.

- PUB -

O dirigente promete apresentar “uma equipa experiente, valiosa, conhecedora e apaixonada pela modalidade, competente e empenhada em trabalhar convosco para levar o nome do atletismo português mais alto e mais longe”.

Jorge Vieira cumpre no actual ciclo olímpico o seu terceiro e último mandato, após ter derrotado por duas vezes António de Carvalho Nobre, em 2016 e em 2020, e Leonel Carvalho, em 2012, quando sucedeu a Fernando Mota, que presidiu à direcção da FPA durante 20 anos.

Nascido em Sesimbra, em 31 de Março de 1963, mestre em Educação Física, Fernando Tavares liderou as selecções nacionais em várias competições, entre as quais os Mundiais em pista coberta de 2022, em Belgrado, sendo o responsável na direcção federativa pelo alto rendimento, selecções e pela formação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -