28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoOs Tribunais e a sua interdependência

Os Tribunais e a sua interdependência

O Poder Judicial a depender do Poder Executivo

- PUB -

Os Tribunais são um Órgão de Soberania, assim como o Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo, nos termos da Constituição.
Uma das garantias de independência é a autonomia financeira. À exceção dos Tribunais, todos os outros Órgãos de Soberania, são independentes financeiramente. Autonomia financeira esta que, à semelhança das autonomias familiares, têm orçamentos próprios que servem para gerir o dia a dia, o funcionamento dos seus serviços que devem estar ao serviço do cidadão. Serviços estes que englobam meios técnicos, recursos humanos, preservação e melhoramento dos espaços físicos, material de uso diário, etc, para realizar a missão deste Órgão de Soberania.
Mas, na prática, o que nós assistimos é a um Órgão de Soberania a ser gerido pelo Governo através do Ministério da Justiça. Na prática, o que nós assistimos é que os Titulares deste Órgão de Soberania apenas o são na qualidade de Magistrados Judiciais. Enquanto exercem a função de Juízes.
Os Juízes administram a Justiça em nome do Povo e apenas estão sujeitos à Lei, mas dependem do Governo para gerir/administrar a Justiça.
Em 2022, se englobarmos toda a despesa com os Tribunais da Relação e os Tribunais Centrais Administrativos, a Magistratura Administrativa e Fiscal, a Direção-Geral da Administração da Justiça (cujo orçamento assegura as despesas de funcionamento dos Tribunais de 1.ª instância), o Centro de Estudos Judiciários e a Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça, a soma perfaz 25,7% do orçamento do Ministério da Justiça.
De uma leitura cuidada ao orçamento do Ministério da Justiça ressalta que é a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) que assegura a despesa de funcionamento dos Tribunais de 1ª instância. Mas não só. Também o Instituto de Gestão Financeira dos Equipamentos da Justiça (IGFEJ) assegura as despesas com o funcionamento dos Tribunais.
Para 2022 este Órgão de Soberania, os Tribunais, está assim:
A DGAJ, irá proceder à modernização do Registo Criminal, à modernização dos equipamentos de apresentação de prova judicial, à otimização e modernização dos Tribunais Administrativos e Fiscal, à reforma do Estatuto dos Funcionários Judiciais e irá prosseguir com a implementação do projeto Tribunal +Digital 360. O IGFEJ assume um papel preponderante na execução do PRR da Justiça face às suas competências transversais a todo o sistema de Justiça na área das TIC; irá proceder, nomeadamente, à implementação de diversos projetos, destacando-se a modernização dos Sistemas de Informação Core Judiciais, a modernização dos equipamentos tecnológicos e software de base do Ministério da Justiça, o reforço das infraestruturas de comunicação e computação, a reconversão do Data Center da Justiça, a criação do Centro de Continuity of Serviçe and Disaster Recovery, bem como do Centro de Operações de Gestão e de Monitorização de Sistemas e de Cibersegurança e a implementação de diversas Plataformas Digitais. (dados extraídos do OE2022 MJ)
São os Tribunais de 1ª instância que direta e imediatamente dizem respeito ao cidadão.
Onde está a independência dos Tribunais, enquanto Órgão de Soberania e Poder Judicial, quando estes dependem do Ministério da Justiça para administrar a Justiça em nome do Povo?

Margarida Pouseiro
Assessora na Comarca de Setúbal
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -