2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFeira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Feira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Edição deste ano é subordinada ao tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”

 

- PUB -

A Feira Medieval de Palmela vai voltar a animar o castelo e o centro histórico da vila, de 23 a 25 de Setembro próximo. O evento regressa ao “formato habitual” – após um interregno de dois anos provocado pela pandemia –, inspirado no tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”, anunciou a Câmara Municipal.

“Partindo dos dados constantes no Foral dos Mouros Forros, de 1170, e no Foral de Palmela, de 1185, esta edição propõe aos visitantes uma viagem ao quotidiano das gentes de Palmela – um mundo de paisagem agro-pastoril, artesanal, mercantil, em que se desenvolve a vida económica, social e religiosa”, explica a autarquia. “A doação do Castelo à Ordem de Santiago, em 1186, representou um marco fundamental neste contexto. Numa época de insegurança por causa da guerra e de definição das fronteiras, cruzaram-se as minorias de mouros forros e de judeus, a par do crescimento de uma população cristã, que foi consolidando o seu poder económico, político-militar e religioso. É com base neste cenário que o evento se vai desenvolver”, adianta o município.

A feira medieval, acrescenta ainda a edilidade, visa dar “continuidade à estratégia [municipal] de desenvolvimento do turismo e de dinamização do centro histórico”, tendo em vista “a captação de visitantes” e o “apoio à restauração e ao alojamento local”, bem como a “valorização da história e cultura” do território, com “o envolvimento e participação da comunidade”. O programa do certame engloba várias actividades de animação, a participação e artesãos e pontos de restauração.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -