19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFeira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Feira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Edição deste ano é subordinada ao tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”

 

- PUB -

A Feira Medieval de Palmela vai voltar a animar o castelo e o centro histórico da vila, de 23 a 25 de Setembro próximo. O evento regressa ao “formato habitual” – após um interregno de dois anos provocado pela pandemia –, inspirado no tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”, anunciou a Câmara Municipal.

“Partindo dos dados constantes no Foral dos Mouros Forros, de 1170, e no Foral de Palmela, de 1185, esta edição propõe aos visitantes uma viagem ao quotidiano das gentes de Palmela – um mundo de paisagem agro-pastoril, artesanal, mercantil, em que se desenvolve a vida económica, social e religiosa”, explica a autarquia. “A doação do Castelo à Ordem de Santiago, em 1186, representou um marco fundamental neste contexto. Numa época de insegurança por causa da guerra e de definição das fronteiras, cruzaram-se as minorias de mouros forros e de judeus, a par do crescimento de uma população cristã, que foi consolidando o seu poder económico, político-militar e religioso. É com base neste cenário que o evento se vai desenvolver”, adianta o município.

A feira medieval, acrescenta ainda a edilidade, visa dar “continuidade à estratégia [municipal] de desenvolvimento do turismo e de dinamização do centro histórico”, tendo em vista “a captação de visitantes” e o “apoio à restauração e ao alojamento local”, bem como a “valorização da história e cultura” do território, com “o envolvimento e participação da comunidade”. O programa do certame engloba várias actividades de animação, a participação e artesãos e pontos de restauração.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -