19 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFeira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Feira Medieval de Palmela anima castelo e centro histórico

Edição deste ano é subordinada ao tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”

 

- PUB -

A Feira Medieval de Palmela vai voltar a animar o castelo e o centro histórico da vila, de 23 a 25 de Setembro próximo. O evento regressa ao “formato habitual” – após um interregno de dois anos provocado pela pandemia –, inspirado no tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Século XII”, anunciou a Câmara Municipal.

“Partindo dos dados constantes no Foral dos Mouros Forros, de 1170, e no Foral de Palmela, de 1185, esta edição propõe aos visitantes uma viagem ao quotidiano das gentes de Palmela – um mundo de paisagem agro-pastoril, artesanal, mercantil, em que se desenvolve a vida económica, social e religiosa”, explica a autarquia. “A doação do Castelo à Ordem de Santiago, em 1186, representou um marco fundamental neste contexto. Numa época de insegurança por causa da guerra e de definição das fronteiras, cruzaram-se as minorias de mouros forros e de judeus, a par do crescimento de uma população cristã, que foi consolidando o seu poder económico, político-militar e religioso. É com base neste cenário que o evento se vai desenvolver”, adianta o município.

A feira medieval, acrescenta ainda a edilidade, visa dar “continuidade à estratégia [municipal] de desenvolvimento do turismo e de dinamização do centro histórico”, tendo em vista “a captação de visitantes” e o “apoio à restauração e ao alojamento local”, bem como a “valorização da história e cultura” do território, com “o envolvimento e participação da comunidade”. O programa do certame engloba várias actividades de animação, a participação e artesãos e pontos de restauração.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -