30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunicípio dá a conhecer história da cidade aos alunos da EB1 n.º...

Município dá a conhecer história da cidade aos alunos da EB1 n.º 3 do Montalvão

Projecto “Arqueologia vai à escola” permite aos jovens contactarem “com vestígios arqueológicos de escavações realizadas no Convento de Jesus”, entre outras actividades

 

- PUB -

A arqueologia vai à Escola Básica (EB1) n.º 3 do Montalvão, em Setúbal, no próximo dia 9. A iniciativa visa “dar a conhecer aos alunos um pouco do património e da história da cidade, bem como a importância do trabalho arqueológico”, revela a Câmara Municipal, responsável pelo projecto lançado neste ano lectivo.

De acordo com a autarquia, o projecto “consiste numa actividade lúdico-pedagógica dividida em duas partes, começando por se falar do conceito de arqueologia e do trabalho arqueológico com o recurso a uma apresentação com imagens sobre vestígios e escavações arqueológicas, o material utilizado, o trabalho laboratorial, a conservação e o restauro de peças arqueológicas e a sua museologia”. A segunda parte da actividade é, segundo a edilidade, “mais dinâmica”, já que os alunos têm a oportunidade de “contactarem com vestígios arqueológicos de escavações realizadas no Convento de Jesus, manusearem os diversos tipos de materiais recolhidos e fazerem um pouco o trabalho de laboratório”, como “a lavagem de fragmentos, a separação dos diversos tipos de materiais e a reconstrução de peças”.

As primeiras visitas do projecto “Arqueologia vai à escola” foram realizadas em Abril e não terminam no estabelecimento de ensino do Montalvão. “O programa tem como objectivo abranger todas as escolas do concelho, de todos os ciclos de ensino, com a preocupação de adaptar o discurso às idades dos alunos”, indica o município, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -