1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioÚltimasAdvogado diz que fim de processo contra PSP e TST traz "paz"...

Advogado diz que fim de processo contra PSP e TST traz “paz” após “anos violentos”

Rui Pinto Gonçalves faz, no entanto, duras críticas à investigação, ao considerar que “é inaceitável que o Ministério Público se permita trabalhar desta forma”

 

- PUB -

O advogado de vários agentes do Comando de Setúbal da PSP diz que o fim do processo “traz a paz a muitos agentes, chefes e oficiais que viveram sete anos violentos”. O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou na semana passada a decisão de não levar os 266 agentes a tribunal e cinco trabalhadores da TST por peculato e falsificação de documento.

Rui Pinto Gonçalves faz duras críticas à investigação. “É inaceitável que o Ministério Público se permita trabalhar desta forma, com uma acusação de tal forma mal fundamentada e mal estruturada, que apenas serve para destruir pessoas e não criminosos. Foi mais uma vez o MP ir atrás de uma notícia de jornal sem olhar a critérios rigorosos”, analisa o advogado a O SETUBALENSE.

O advogado não dá o trabalho como terminado e pede à PSP, “que ainda tem pendente processo disciplinar, que reconheça que estas pessoas sofreram em silêncio, mas em dignidade e que não se permita prolongar o sofrimento”.

- PUB -

O Juiz de Instrução de Almada (JIC) entendeu em Outubro de 2021 não haver prova suficiente para imputar aos arguidos os crimes sobre os quais estavam acusados pelo MP, peculato e falsificação de documento. O MP recorreu da decisão de não pronúncia, mas os juízes desembargadores decidiram agora a favor do JIC.

A acusação do Ministério Público indicava que, entre 2014 e 2015, agentes da PSP e trabalhadores de bilheteiras da TST, acordaram trocar a requisição mensal do transporte pelo correspondente valor em numerário.

Em sede de instrução, fase facultativa do processo e requerida por 170 arguidos, foram apontadas incongruências na acusação do Ministério Público, validadas pelo Juiz de Instrução Criminal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -