27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoPSD defende fim da exclusividade da Transtejo

PSD defende fim da exclusividade da Transtejo

Social-democratas querem que o próximo Governo abra o transporte de passageiros à concorrência. Contrato finda já em 2025

 

- PUB -

O PSD do Montijo defende que o próximo Governo “deverá abrir à concorrência o transporte de passageiros entre as duas margens do Rio Tejo”.

A estrutura local social-democrata lembra, em comunicado, que “o contrato de serviço público celebrado entre a Transtejo e o Estado terminará em 2025”, altura em que considera que a Administração Central “deverá acabar com a exclusividade” daquela empresa. Ao mesmo tempo, a estrutura laranja não poupa críticas à transportadora fluvial.

“Durante anos as empresas Transtejo e Soflusa têm exercido a sua actividade em regime de exclusividade sem qualquer concorrência e por essa razão o serviço prestado à população é manifestamente medíocre, prejudicando gravemente a vida profissional e familiar dos utentes. E, não obstante não ter qualquer concorrência, só em 2022 o prejuízo – saldo global – da empresa foi de quase dois milhões de euros.”

- PUB -

Os social-democratas consideram “um escândalo que os portugueses continuem a pagar impostos em troca de mau serviço público e muita dívida” e criticam ainda o processo de compra da nova frota de navios eléctricos. “Nem a presidente do Conselho de Administração sabe se a operação fluvial com os novos barcos é ou não ruinosa para a empresa, quando se sabe que ao fim de sete anos seremos forçados a substituir as baterias que custaram 16 milhões de euros”, afirmam, a concluir.

A posição do PSD surge depois de, no passado dia 19, o Conselho de Administração da Transtejo Soflusa ter sido ouvido na Assembleia Municipal do Montijo, na sequência de uma proposta de audição apresentada pelo partido laranja e aprovada naquele órgão autárquico a 19 de Dezembro último.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -