18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasAdvogado diz que fim de processo contra PSP e TST traz "paz"...

Advogado diz que fim de processo contra PSP e TST traz “paz” após “anos violentos”

Rui Pinto Gonçalves faz, no entanto, duras críticas à investigação, ao considerar que “é inaceitável que o Ministério Público se permita trabalhar desta forma”

 

- PUB -

O advogado de vários agentes do Comando de Setúbal da PSP diz que o fim do processo “traz a paz a muitos agentes, chefes e oficiais que viveram sete anos violentos”. O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou na semana passada a decisão de não levar os 266 agentes a tribunal e cinco trabalhadores da TST por peculato e falsificação de documento.

Rui Pinto Gonçalves faz duras críticas à investigação. “É inaceitável que o Ministério Público se permita trabalhar desta forma, com uma acusação de tal forma mal fundamentada e mal estruturada, que apenas serve para destruir pessoas e não criminosos. Foi mais uma vez o MP ir atrás de uma notícia de jornal sem olhar a critérios rigorosos”, analisa o advogado a O SETUBALENSE.

O advogado não dá o trabalho como terminado e pede à PSP, “que ainda tem pendente processo disciplinar, que reconheça que estas pessoas sofreram em silêncio, mas em dignidade e que não se permita prolongar o sofrimento”.

- PUB -

O Juiz de Instrução de Almada (JIC) entendeu em Outubro de 2021 não haver prova suficiente para imputar aos arguidos os crimes sobre os quais estavam acusados pelo MP, peculato e falsificação de documento. O MP recorreu da decisão de não pronúncia, mas os juízes desembargadores decidiram agora a favor do JIC.

A acusação do Ministério Público indicava que, entre 2014 e 2015, agentes da PSP e trabalhadores de bilheteiras da TST, acordaram trocar a requisição mensal do transporte pelo correspondente valor em numerário.

Em sede de instrução, fase facultativa do processo e requerida por 170 arguidos, foram apontadas incongruências na acusação do Ministério Público, validadas pelo Juiz de Instrução Criminal.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -