28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoSaber ouvir e conviver

Saber ouvir e conviver

O saber ouvir não anda bem. Uma pena, porque saber ouvir é essencial. É dar atenção e mostrar empatia, considerar e respeitar o outro. E é também aprender, a cada momento, com os nossos interlocutores.

- PUB -

Familiares e amigos resmungam por repetirmos as nossas histórias – o que toda a gente faz, até os rezingões que adoram ouvir a própria voz, mas não têm paciência para ouvir as vozes alheias. «Já contaste isso!», dizem-nos, enfadados e a cortar-nos as vazas, olvidando (ou ignorando?, ou desprezando?) que a disponibilidade para ouvir é gentileza e boa educação, amizade e humanidade que devemos aos mais íntimos, aos menos chegados, a qualquer pessoa.

As gerações mais novas, atordoadas nos entremeios dos egoísmos e arrogâncias da idade, das pressas da nossa era e da paixão assolapada pelas novidades eletrónico-digitais, não têm pachorra para ouvir. Na escola, esta e aqueloutra disciplina «é uma seca», porque o professor «fala muito».

Em casa, as experiências e saberes dos mais velhos não os convence, porque encucaram que todo o conhecimento que interessa está à distância de um teclar ou passar de dedo, e no facilitismo da imagem.

- PUB -

Eles não sabem como se enganam e o que perde quem não sabe ouvir. Nem sonham que o vício pelos ecrãs tem efeitos danosos no desenvolvimento intelectual, emocional e afectivo, com consequências nas aprendizagens escolares, na socialização e na saúde mental – opinião de estudiosos, que se referem às gerações dos «bebés digitais» como os primeiros filhos de quociente intelectual inferior ao dos progenitores.

Tudo se agravou com o aprimoramento do telemóvel e a democratização do seu uso. A princípio, era um simples e utilitário telefone móvel, brinquedo exótico de poucos. Os demais olhavam a novidade com estranheza e odiavam-lhe os toques de chamada embirrantes e inoportunos.

Porém, pelo interesse crescente que despertava, cedo se percebeu que estaria ali uma oportunidade de negócio de largos fôlegos, com pernas para subir aos píncaros em que o vemos. Já não prescindimos dele, pelos múltiplos e úteis serviços que nos presta, como pelas maluqueiras que permite.

- PUB -

Queremos lá saber da obrigação que nos impuseram de ter um «inteligente», que não é coisa de cêntimos! E nem ligamos ao facto de, através dele, sermos controlados em todos os nossos passos (ai, as liberdades!).

O instrumento, na relação com a Internet e as redes sociais, alterou vivências e convivências. Facilitador da comunicação e do acesso à informação, aproximou as pessoas e amenizou solidões, abriu janelas para o mundo e criou possibilidades de conhecimento e de entretenimento, antes vedadas a milhões e milhões.

Mas (não há bela sem defeito) suscitou empolgamentos e gerou hábitos que atiram muitos para a psiquiatria. Por amor dele, o convívio à antiga (dar novidades e escutá-las, conversar, trocar ideias, chalacear, partilhar histórias), a confraternização tradicional, presencial vai sofrendo sérios reveses.

Amigos supostamente reunidos para uns momentos agradáveis à volta de um café, concentram-se no brinquedo, o convívio posto de lado. Namorados, olhos nos «inteligentes», os dedos numa fona, o namoro que espere. Familiares à mesa do restaurante, quase que não falam uns com os outros, afogados na mesma onda. Há quem assista de telemóvel na mão a actividades desportivas e a espectáculos, a atenção repartida entre aqueles e a droga.

O agora «inteligente», fascinação de multidões, espevitador de egos, insinuador de espertezas e açulador de vaidades, poderoso traficante do virtual pelo real, é um controlador implacável da nossa vida – um Big Brother alto lá com ele!

Claro que há e sempre haverá quem se não deixe manietar, e resista. Não obstante, o entretém digital continuará na senda da concorrência desenfreada ao convívio genuíno, saudável, natural. O saber ouvir e o saber conviver vivem tempos complicados.

P.S. Escrevi na observância do AO90.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -