27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeConsultas descentralizadas de hepatites começam hoje no Laranjeiro

Consultas descentralizadas de hepatites começam hoje no Laranjeiro

O objectivo é controlar e erradicar a hepatite B e a hepatite C até 2030, sublinha o Hospital Garcia de Orta

 

- PUB -

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais (CIRSS), na freguesia do Laranjeiro, começa a realizar a partir de hoje, 3 de Março, consultas descentralizadas de hepatites.

Tem por base um modelo “integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para a aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida”, explica o Hospital Garcia de Orta (HGO), um dos parceiros deste serviço.

O objectivo é “controlar e erradicar a hepatite B e a hepatite C até 2030”, refere nota de Imprensa do HGO, apontando o que foi assumido pela Organização Mundial de Saúde. A isto acrescenta que “esta nova consulta descentralizada procura dar resposta a população de risco que não recorre habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares”.

- PUB -

Sublinha a unidade hospitalar de Almada, que “é necessário um acompanhamento adequado”, sendo que o tratamento “passa essencialmente por permitir que o fígado possa recuperar. O recurso a medicamentos específicos é importante nas formas mais graves e crónicas, e deve ser sempre avaliado caso a caso”.

A consulta descentralizada para o tratamento de hepatites do HGO, na comunidade, será realizada por uma médica infecciologista do mesmo hospital, todas as quintas-feiras, entre as 14h00 e as 20h00, e será assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar prescritos, no âmbito da consulta.

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o HGO, GAT – Grupo de Activistas em Tratamentos, Agrupamentos de Centros de Saúde Almada Seixal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Câmara Municipal de Almada.

- PUB -

Embora as hepatites sejam doenças evitáveis, tratáveis e, no caso da hepatite C, curável, afectam 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -