29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTeatro de Almada: "Além da dor" revela a invisibilidade de trabalhadores precários

Teatro de Almada: “Além da dor” revela a invisibilidade de trabalhadores precários

Em palco vai estar o sistema capitalista e o modo como este se baseia na insegurança das pessoas e se aproveita delas

 

- PUB -

Quatro trabalhadores precários que fazem as limpezas no turno da noite numa fábrica de transformação de carnes compõem o cenário da peça “Além da dor”, que se estreia amanhã, sexta-feira, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

Precários em todas as acepções da palavra, a peça gira em torno de quatro trabalhadores contratados por uma empresa de trabalho temporário que estão subordinados às ordens de um encarregado que, por sua vez, é funcionário da empresa onde prestam serviço.

Sem poderem tirar um dia de folga para ficar com uma filha doente, nem poderem dar-se ao luxo de perderem moedas na máquina de café na empresa onde prestam serviço, o que é posto em palco é o sistema capitalista e o modo como este se baseia na insegurança das pessoas e se aproveita delas, como escreveu o autor britânico Alexander Zeldin quando, em 2014, escreveu e encenou a peça.

- PUB -

Por trás dos quatro rostos dos trabalhadores, que vendem a sua força de trabalho sem poderem recusar o horário nocturno que mais ninguém quer, estão três mulheres; uma com uma filha, outra com problemas de saúde que lhe dificulta e chega mesmo a tolher os movimentos, outra que se percebe que não tem casa para viver e um homem de quem pouco de sabe.

No rectângulo onde o cenário se fixa – que é parte da fábrica e também a sala onde aqueles trabalhadores se juntam para uma pausa de quatro em quatro horas – apenas uma mesa com cadeiras, uma cadeira, uma máquina de café, um cabide e uma prateleira com baldes, esfregonas e luvas.

Quando se apresentam e se encontram pela primeira vez umas com as outras e com o encarregado da fábrica, a primeira coisa que têm que fazer é entregar-lhe o passaporte.

- PUB -

Na pausa, aqueles quatro estranhos juntam-se e bebem chá, café, lêem revistas ou conversam. Quando começa a amanhecer saem para casa ou para outro emprego, também precário.

“Além da dor” – “Beyond Caring”, no original – é a primeira de três peças escritas e postas em palco por Alexander Zeldin que constituem a trilogia “The Inequalities” (“As desigualdades”, numa tradução livre). Seguiram-se “Love” (“Amor”), em 2016, que em outubro último esteve em cena na Culturgest, e “Faith, hope and charity” (“Fé, esperança e caridade”), em 2019.

A peça está em cena na sala Experimental até 03 de abril de 2022, com sessões de quinta-feira a sábado, às 21:00, e à quarta-feira e domingo, às 16h00.

CP

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -