28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalTerminal Ro-Ro do Porto de Setúbal certificado com Declaração de Conformidade até...

Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal certificado com Declaração de Conformidade até 2026

Atribuído com supervisão de implementação do Código Internacional para a Protecção dos Navios e das Instalações Portuárias

 

- PUB -

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal recebeu por parte da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a Declaração de Conformidade, que certifica a instalação portuária até 2026.

O reconhecimento foi atribuído “ao abrigo do artigo n.º 19 do Decreto-Lei n.º 226/2006, de 15 de Novembro, e de acordo com a supervisão da implementação do Código Internacional para a Protecção dos Navios e das Instalações Portuárias (ISPS)”, explica a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) em nota de Imprensa.

O Código ISPS “entrou em vigor em Julho de 2004, integrado num conjunto de medidas adoptadas no âmbito da protecção do transporte marítimo, nomeadamente no que respeita à protecção contra as ameaças de carácter terrorista contra o tráfego marítimo”.

- PUB -

“Contempla um conjunto de procedimentos administrativos e outros a adoptar pelos diversos intervenientes no modo de transporte referido”, esclarece a administração portuária.

Academia com adesão máxima nas duas primeiras formações

A Academia Portuária de Setúbal (ACAPS) entrou em funcionamento a ‘todo o gás’ no edifício do Centro de Formação do Porto de Setúbal, localizado junto ao terminal Multiusos Zona 1, com as duas primeiras acções de formação, dedicadas à “Logística de importação e exportação” e aos Sistemas de Informação”, a atingirem a máxima adesão.

- PUB -

As acções, realizadas na passada segunda-feira, dia 14, contaram com um grupo de formandos composto por “colaboradores das empresas da comunidade portuária e logística, armadores, operadores de terminais, unidades industriais, entidades nacionais do sector, transitários e alunos de universidades”.

Nos cursos, os presentes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos “na temática da evolução das cadeias de transporte e comércio internacionais”, assim como “nos incoterms, nos métodos de pagamento internacionais e na lógica da importação e da exportação”.

Foram também abordadas “as estratégias de internacionalização, a OMC e as barreiras comerciais, a organização internacional das cadeias logísticas e o procurment, a Janela Única Portuária e os diversos conceitos associados aos smartports”.

Em comunicado, a APSS relembra que “as acções de formação da ACAPS, realizadas em duas salas de formação para até dez participantes, abordam transversalmente temáticas relacionadas com a actividade portuária, em colaboração com outros portos, associações e organismos nacionais e internacionais na área da formação portuária”.

Têm como público-alvo “colaboradores da administração portuária, das empresas da comunidade portuária, stakeholders, alunos universitários e de escolas locais e população em geral”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -