19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara do Barreiro aprova programa de incentivos para reabilitação de edifícios

Câmara do Barreiro aprova programa de incentivos para reabilitação de edifícios

Apoio disponível para qualquer proprietário ou administração de condomínio que pretenda recuperar o património construído

 

- PUB -

O município do Barreiro aprovou o regulamento do programa de incentivos para reabilitação de edifícios, disponível para qualquer proprietário ou administração de condomínio que pretenda recuperar o património construído.

Segundo o vice-presidente da autarquia, Rui Braga, com este regulamento, aprovado em reunião de câmara na quarta-feira e publicado em Diário da República, “a autarquia assume-se como parceira na reabilitação do edificado urbano”.

O executivo do Barreiro adianta que o concelho quer responder aos desafios da transformação energética, ambiental, tecnológica e social, tendo sido criadas novas ferramentas para que tenha o quadro propício para a melhoria da qualidade de vida para quem queira residir ou investir no território.

- PUB -

“Consciente de que o estado de degradação do parque habitacional é um dos problemas que o Barreiro não tem conseguido resolver, o executivo municipal quer inverter esta tendência que se tem acentuado com o tempo e que tem transformado algumas zonas da cidade em vazios urbanos”, explica a autarquia, em comunicado.

Para tal, com o regulamento “+ Reabilitação” foram criadas condições que “ajudam a estabelecer uma nova dinâmica, efectivamente capaz de apoiar os particulares nas suas acções conducentes à preservação e reabilitação do parque edificado existente no concelho”.

No que às intervenções elegíveis diz respeito, estão incluídos os trabalhos de limpeza de fachada e muros (como o exemplo de grafitis), a instalação de equipamentos de produção de energia através de fonte renovável e/ou de reaproveitamento de águas pluviais e todos os trabalhos referentes à melhoria da acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.

- PUB -

São mantidos os apoios para recuperação e valorização das fachadas dos edifícios visíveis do espaço público ou de espaços privados de utilização pública sem restrições e conservação e reparação de telhados e outras coberturas dos edifícios principais.

Também mantidos vão ser os apoios para a conservação e restauro de caixilharias do edifício, ou a sua substituição, mediante a melhoria da sua eficiência energética e trabalhos relacionados com a substituição da coluna da rede predial de águas, da rede pluvial e de saneamento, ou da rede eléctrica do edifício, adianta a câmara na mesma informação.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -