1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoRegulamento municipal para animais aprovado entre forte discussão

Regulamento municipal para animais aprovado entre forte discussão

Gestão socialista e vereação do PSD apresentaram propostas com a mesma finalidade e trocaram acusações. CDU fez passar documento do PS

 

- PUB -

O projecto do Regulamento Municipal do Animal, da Câmara do Montijo, foi aprovado na passada quarta-feira e estará em consulta pública por um período de 30 dias úteis a contar daquela data, permitindo assim a apresentação de sugestões por parte dos munícipes.

“O regulamento procura controlar e aplicar coimas a quem não cumpre as regras, incluindo ainda a regulamentação do Centro de Recolha Oficial dos Animais”, disse Nuno Canta, presidente da autarquia, sobre o documento que contempla também os procedimentos a adoptar na defesa da saúde e do bem-estar animal.

Segundo a autarquia, o documento pretende ainda “estabelecer as normas reguladoras do apascentamento de animais e da sua circulação e permanência em espaço público” mas também “em espaço privado não vedado de forma regular”, entre outros.

- PUB -

A proposta foi apresentada pela gestão socialista e acabou por suscitar acalorada discussão na reunião. Isto porque a bancada do PSD já tinha questionado anteriormente Nuno Canta sobre a criação do regulamento, deliberada há 15 meses. E os social-democratas decidiram apresentar uma proposta de regulamento que tencionavam ver agendada na anterior sessão. Acabaram por ser apresentadas duas propostas com a mesma finalidade na quarta-feira, com os vereadores do PSD a acusarem os socialistas de conduta antidemocrática.

Nuno Canta defendeu que a proposta do PSD não pôde ser agendada na reunião de há 15 dias por ter dado entrada minutos depois das 17h30 da sexta-feira anterior à realização da sessão e que a mesma não tem “norma de conformação com a lei”. E Joaquim Correia, vereador do PEV, pela bancada da CDU, revelou que o documento apresentado pelo PSD era uma cópia da “Postura Municipal de Animais Domésticos, de Produção de Capoeira, Gado Bravo e Cães Potencialmente Perigosos” da câmara de Beja.

A vereação social-democrata admitiu que copiou o documento por se tratar de “uma referência nacional” para as forças de autoridade, naquela matéria. E apontou o mesmo comportamento à gestão socialista, ao revelar que o regulamento feito pelos serviços da autarquia fora copiado do da Câmara de Setúbal.

- PUB -

A proposta de regulamento apresentada por Nuno Canta foi aprovada com os votos a favor de PS e CDU (o PSD votou contra). Já o documento apresentado pelos social-democratas foi chumbado, face aos três votos contra do PS e às duas abstenções da CDU.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -