28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Vitória Futebol Clube: A minha narrativa (Parte II)

PENSAR SETÚBAL: Vitória Futebol Clube: A minha narrativa (Parte II)

Na semana transacta dei início à história mais recente do Vitória Futebol Clube, visto pela minha perspectiva.

- PUB -

Nessa época de ouro, anos 60 e 70, o Vitória conquistou, para além das duas Taças de Portugal, a Taça Teresa Herrera, a Mini-Copa do Mundo e diversos Torneios Ibéricos.

No Distrito de Setúbal era aquele que tinha o maior contingente de clubes na 1ª Liga: Vitória, CUF, Barreirense, Montijo e Amora.

Em Lisboa tínhamos representados também na 1ª Liga, Benfica, Sporting, Belenenses, Atlético e Oriental.

- PUB -

A seguir veio o 25 de Abril de 1974, que transformou radical e fundamentalmente a sociedade portuguesa, passando de uma ditadura de matriz fascista (o Estado Novo), para uma tão aguardada e desejada Democracia.

Todavia, aqui para as nossas bandas, verificaram-se demasiadas convulsões políticas, sociais e económicas, que se acentuaram no PREC e no desvario revolucionário que se lhe seguiu.

O tecido empresarial encolheu drasticamente, a esmagadora maioria das empresas sofreu nacionalizações, ocorreram ocupações de terras, a indústria conserveira começou a claudicar, tendo a geração de receitas ressentido acentuadamente.

- PUB -

Como seria expectável, CUF (actual Fabril), Barreirense, Montijo e Amora rapidamente desapareceram da 1ª Liga, varridos pela onda revolucionária. De Lisboa, Atlético e Oriental seguiram-se-lhes.

Sobrou somente o Vitória.

A bússola desportiva começou inexoravelmente a apontar para Norte, onde o tecido empresarial, a criação de emprego e a geração de riqueza, surgiram mais consolidados.

Os lugares europeus antes ocupados pelo Vitória e pelo Belenenses, foram substituídos por Boavista, Guimarães e, ocasionalmente, Braga.

O Vitória, embora já não conseguisse atingir os lugares europeus de outrora, mantinha-se tranquilamente na primeira metade da tabela. Nem sequer olhávamos para a cauda da tabela. Quem subia ou descia, era assunto que não nos dizia respeito.

No início dos anos 80, o Belenenses desceu de divisão, repetindo a “proeza” poucos anos depois. Isso era algo impensável, num clube histórico.

Na época 1985/1986, confirmando que as descidas do Belenenses não tinham sido acidentais, o Vitória desceu de divisão no derradeiro jogo, contra o Marítimo, na Madeira.

Foi um escândalo, uma coisa do outro mundo. Quem iria alguma vez pensar que o Enorme Vitória Futebol Clube caísse para a 2ª Liga?

Contratou-se Mallcom Allison e Roger Spry, com uma equipa musculada, praticando um futebol de grande qualidade, vincadamente ofensivo e regressámos no ano seguinte (1986/1987) à 1ª Liga, procurando demonstrar que aquela malfadada descida tinha sido obra do acaso. Num dos melhores jogos que me lembro ter assistido, o Vitória e o Porto empataram 4-4.

Mas, infelizmente, não foi obra do acaso. Senão vejamos:

・1990-1991: Descida à 2ª Liga – dois anos de permanência;

・1993-1994: Regresso à 1ªLiga. Rashid Yekini, com 21 golos, foi o melhor marcador do campeonato, como aliás, já tinha sido na 2ª Liga em 1992-93, com 34 golos;

・1994-1995: Descida à 2ª Liga;

・1995-1996: Regresso à 1ª Liga;

・1999-2000: Descida à 2ª Liga;

・2000-2001: Regresso à 1ª Liga;

・2002-2003: Descida à 2ª Liga;

・2003-2004: Regresso à 1ª Liga;

・2019-2020: Descida administrativa à 3ª Liga, após termos assegurado a permanência no derradeiro jogo com a B-SAD.

Ou seja, em 35 anos assistimos a cinco descidas desportivas à 2ª Liga e uma descida administrativa à 3ª Liga.

Continuamos para a semana.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -