28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoMelhor Saúde no Distrito de Setúbal

Melhor Saúde no Distrito de Setúbal

O Serviço Nacional de Saúde, proposto pelo Partido Socialista e garante do acesso universal a cuidados de saúde, é uma das mais importantes conquistas do Portugal democrático.

- PUB -

No último ano, fruto da situação pandémica que atravessamos, as políticas de Saúde reforçaram a sua importância, já de si elevada na nossa vida coletiva.

Nesta área, como noutras, o distrito de Setúbal, pelas suas características, merece um olhar atento e respostas adequadas às suas circunstâncias.

No nosso distrito situam-se, por exemplo, algumas das freguesias com maior crescimento demográfico do país, como é o caso da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra. Este território, com mais de 30 mil habitantes, é servido pelo Centro de Saúde da Quinta do Conde, cujas condições físicas não são, reconhecidamente, apropriadas.

- PUB -

Existe por isso a necessidade, já identificada, de construção de um novo Centro de Saúde na Quinta do Conde. Essa intenção já foi assumida pelo Governo, já foi elaborado o projeto, o procedimento concursal está a ser preparado e está a ser ultimado o modelo de financiamento, que poderá inclusivamente ter uma comparticipação de fundos comunitários.

É obviamente necessário dar resposta às necessidades evidentes das populações e o caso da Quinta do Conde não é único. Também no Feijó, no concelho de Almada, por exemplo, existe a necessidade de construção de um novo Centro de Saúde.

Importa, no entanto, mais do que a simples reivindicação, construir soluções para resolver este e outros problemas nas infraestruturas que servem o SNS no nosso distrito, não ignorando que dessa forma foram possíveis avanços assinaláveis ao longo dos últimos anos.

- PUB -

A nova Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo, em Palmela, as extensões de saúde do Torrão, em Alcácer do Sal, e de Alvalade do Sado, em Santiago do Cacém, o novo Centro de Saúde de Sines, já em funcionamento, ou novas unidades de saúde de Corroios, no Seixal, da Baixa da Banheira, na Moita, e do Alto do Seixalinho, no Barreiro, que em breve serão uma realidade, são bons exemplos de investimento feito no nosso distrito desde que o Partido Socialista assumiu os destinos da Governação.

Também ao nível hospitalar, foi concluída a remodelação do Serviço Urgência do Hospital do Barreiro e a ampliação do Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, da mesma forma que o Orçamento do Estado para 2021 contempla verbas para a construção do Hospital do Seixal e para a ampliação do Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

Tendo em vista a promoção da saúde mental, foi já assinado o protocolo de criação de um Hospital de Dia de Psiquiatria, a funcionar na dependência do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Não é de todo possível resolver, do dia para a noite, todas as necessidades na área da Saúde no Distrito. Todos os partidos o sabem e só um enorme desrespeito pelos cidadãos pode levar a que se alimentem esperanças, necessariamente infundadas, de que tal seja possível.

Mas é possível, sim, continuar a avançar nesta área como tem vindo a ser feito desde que o Partido Socialista formou Governo, momento em o desinvestimento na saúde até aí seguido começou a ser invertido: o aumento da despesa do Serviço Nacional de Saúde, desde 2015, rondou os 2,4 mil milhões de euros e a sua dotação orçamental subiu em média 6%, quando nos anos de governação PSD/CDS tinha existido um decréscimo de consistente de 1,8% por ano.

O Orçamento do Estado atualmente em vigor contempla também um aumento do investimento no SNS em mais de 700 milhões de euros, somados aos 1,5 mil milhões do ano anterior, e um reforço do quadro de pessoal do SNS em mais de 4000 profissionais, que se somam aos quase 25 mil efetivos contratados ao longo dos últimos 5 anos.

É este o caminho que deve continuar a ser seguido, sem demagogias, para continuarmos a melhorar os cuidados de Saúde no distrito do Setúbal e em todo o país.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -