1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPartidos com assento no executivo camarário já têm candidatos definidos

Partidos com assento no executivo camarário já têm candidatos definidos

Bloco de Esquerda e Chega definem escolhas no início do mês de Abril. PAN também avança

 

- PUB -

Os três partidos políticos com assento no executivo camarário do Barreiro já têm definidos os candidatos à presidência da autarquia, para as eleições previstas para Outubro próximo. O PS recandidata Frederico Rosa; a CDU aposta no regresso de Carlos Humberto; e o PSD já anunciou Bruno Vitorino.

A candidatura de Frederico Rosa – que há cerca de quatro anos estreou-se como cabeça-de-lista e arrebatou a presidência da Câmara à CDU, alcançando maioria relativa –, apesar de não ter sido ainda anunciada oficialmente, foi confirmada, em entrevista a O SETUBALENSE, pelo responsável pela concelhia socialista, André Pinotes Batista. O líder daquela estrutura local do PS afirmou que o partido irá recandidatar todos os cabeça-de-lista lançados nas últimas autárquicas no concelho barreirense. Até à chegada de Frederico Rosa, em 2017, o Barreiro só por uma vez não tinha sido gerido pela APU/CDU – Emídio Xavier venceu as eleições de 2001 para o PS, mas nas autárquicas seguintes a CDU reconquistou a presidência com Carlos Humberto, que cumpriu três mandatos consecutivos (máximo permitido pela lei que entrou em vigor em 2005).

E é precisamente em Carlos Humberto que a CDU volta agora a apostar, na expectativa de que o candidato reedite uma reconquista conseguida à custa do PS, como aconteceu em 2005. A candidatura do nome do actual primeiro-secretário da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa para encabeçar a lista da CDU foi confirmada a O SETUBALENSE por várias fontes do PCP e o anúncio oficial deverá acontecer depois do final deste mês. Fonte próxima de Carlos Humberto revelou que o comunista também manifestou disponibilidade para assumir o desafio. Para já, João Armando, responsável concelhio do PCP, não confirma nem desmente a escolha.

- PUB -

Já anunciada mas pelo PSD foi a recandidatura de Bruno Vitorino, que no actual executivo funciona como “fiel da balança”: PS e CDU elegeram quatro vereadores, cada. O ex-líder da distrital de Setúbal dos social-democratas tem vindo, de resto, a conseguir a representação do partido entre os últimos executivos do Barreiro.

Muito provável, pelo Bloco de Esquerda (BE), é também a recandidatura de Mário Durval, que disse que, em declarações a O SETUBALENSE, disse que “ainda nada está decidido” e que os próximos dias serão de reflexão sobre o assunto. O BE tem previsto para o início do próximo mês dar a conhecer as escolhas de todos os seus cabeças-de-lista.

O Chega também vai avançar no Barreiro e o coordenador concelhio, Carlos Carrasco, já fez saber que os nomes vão ser anunciados pelo líder do partido, André Ventura, até ao final deste mês. Marta Trindade tem sido a hipótese mais badalada por simpatizantes desta força política para encabeçar a lista à Câmara.

- PUB -

Já o PAN – Pessoas-Animais-Natureza – deverá entrar nesta disputa eleitoral com o actual deputado municipal Durval Salema, licenciado em Gestão e quadro do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -