18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPartidos com assento no executivo camarário já têm candidatos definidos

Partidos com assento no executivo camarário já têm candidatos definidos

Bloco de Esquerda e Chega definem escolhas no início do mês de Abril. PAN também avança

 

- PUB -

Os três partidos políticos com assento no executivo camarário do Barreiro já têm definidos os candidatos à presidência da autarquia, para as eleições previstas para Outubro próximo. O PS recandidata Frederico Rosa; a CDU aposta no regresso de Carlos Humberto; e o PSD já anunciou Bruno Vitorino.

A candidatura de Frederico Rosa – que há cerca de quatro anos estreou-se como cabeça-de-lista e arrebatou a presidência da Câmara à CDU, alcançando maioria relativa –, apesar de não ter sido ainda anunciada oficialmente, foi confirmada, em entrevista a O SETUBALENSE, pelo responsável pela concelhia socialista, André Pinotes Batista. O líder daquela estrutura local do PS afirmou que o partido irá recandidatar todos os cabeça-de-lista lançados nas últimas autárquicas no concelho barreirense. Até à chegada de Frederico Rosa, em 2017, o Barreiro só por uma vez não tinha sido gerido pela APU/CDU – Emídio Xavier venceu as eleições de 2001 para o PS, mas nas autárquicas seguintes a CDU reconquistou a presidência com Carlos Humberto, que cumpriu três mandatos consecutivos (máximo permitido pela lei que entrou em vigor em 2005).

E é precisamente em Carlos Humberto que a CDU volta agora a apostar, na expectativa de que o candidato reedite uma reconquista conseguida à custa do PS, como aconteceu em 2005. A candidatura do nome do actual primeiro-secretário da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa para encabeçar a lista da CDU foi confirmada a O SETUBALENSE por várias fontes do PCP e o anúncio oficial deverá acontecer depois do final deste mês. Fonte próxima de Carlos Humberto revelou que o comunista também manifestou disponibilidade para assumir o desafio. Para já, João Armando, responsável concelhio do PCP, não confirma nem desmente a escolha.

- PUB -

Já anunciada mas pelo PSD foi a recandidatura de Bruno Vitorino, que no actual executivo funciona como “fiel da balança”: PS e CDU elegeram quatro vereadores, cada. O ex-líder da distrital de Setúbal dos social-democratas tem vindo, de resto, a conseguir a representação do partido entre os últimos executivos do Barreiro.

Muito provável, pelo Bloco de Esquerda (BE), é também a recandidatura de Mário Durval, que disse que, em declarações a O SETUBALENSE, disse que “ainda nada está decidido” e que os próximos dias serão de reflexão sobre o assunto. O BE tem previsto para o início do próximo mês dar a conhecer as escolhas de todos os seus cabeças-de-lista.

O Chega também vai avançar no Barreiro e o coordenador concelhio, Carlos Carrasco, já fez saber que os nomes vão ser anunciados pelo líder do partido, André Ventura, até ao final deste mês. Marta Trindade tem sido a hipótese mais badalada por simpatizantes desta força política para encabeçar a lista à Câmara.

- PUB -

Já o PAN – Pessoas-Animais-Natureza – deverá entrar nesta disputa eleitoral com o actual deputado municipal Durval Salema, licenciado em Gestão e quadro do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -