27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraMunicípio quer esclarecer atraso na construção do novo tribunal

Município quer esclarecer atraso na construção do novo tribunal

A Câmara Municipal de Sesimbra enviou um pedido de esclarecimento ao secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, sobre o processo de construção do novo Tribunal de Sesimbra. No documento, manifesta preocupação com a falta de condições de trabalho nas actuais instalações e com o atraso no início da construção do equipamento.
Em 2017, a autarquia e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça assinaram um protocolo de colaboração que estabelecia um prazo máximo de quatro anos para o início da construção do equipamento.

- PUB -

Com base nesse acordo, o município garantiu “a cedência de um terreno, junto à Moagem de Sampaio, a elaboração de projectos, a coordenação e fiscalização técnica da empreitada e todos os encargos com a execução dos arruamentos, estacionamentos, infraestruturas e respectivas ligações de água, esgotos, electricidade, telecomunicações e arranjos exteriores”. Nessa altura, a Câmara Municipal de Sesimbra elaborou então o projecto, que entregou posteriormente em Maio de 2019, e diz que até ao momento “o IGFEJ continua a aguardar a publicação da portaria de extensão de encargos que possibilita o lançamento do procedimento”, considerando “incompreensível, mesmo no actual contexto, que uma obra fundamental esteja há dois anos a aguardar a publicação da portaria, solicitada desde 2019”.

Neste sentido, a autarquia reforça que as condições do actual Tribunal de Sesimbra são “dramáticas para funcionários, magistrados, utentes, reclusos e arguidos que não possuem sequer instalações no edifício. A ‘instalação’ para aguardar a respectiva audiência ou diligência são as carrinhas celulares” e afirma “toda a disponibilidade para colaborar numa solução para que o projecto seja uma realidade, muito em breve”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -