27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalTerceiro webinar preparatório do Fórum Saúde debate desigualdades no acesso à saúde

Terceiro webinar preparatório do Fórum Saúde debate desigualdades no acesso à saúde

Participação de representantes do Politécnico de Setúbal, câmara municipal e forças de segurança

As “Desigualdades no Acesso à Saúde” é o tema do próximo debate preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, um espaço alargado de discussão pública marcado para 8 de Abril.

- PUB -

O terceiro webinar decorre na próxima quinta-feira, 18 de Fevereiro, às 16h00, em plataforma digital, é moderado por Francisco Alves Rito, director do jornal O Setubalense, e conta com cinco oradores convidados que vão abordar diversa áreas.

Participam duas professoras do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Paula Gato, da Escola Superior de Saúde e Carla Cibele, da Escola Superior de Educação, que vão abordar, respectivamente, os impactes dos estados de privação material na saúde no concelho, e as relações de vizinhança e socialização como factores de resiliência e capacitação em saúde.

As dificuldades da população migrante no acesso a cuidados de saúde dá tema a outra das intervenções, e vai reflectir sobre experiências no concelho de Setúbal. A exposição será apresentada por Conceição Loureiro, chefe de Divisão de Direitos Sociais da autarquia sadina.

- PUB -

Rosa Piteira, da equipa de prevenção da violência no adulto do Centro Hospitalar de Setúbal, intervém sobre a violência doméstica enquanto problema de saúde.

O webinar conta ainda com a participação das forças de segurança. Por parte da PSP, a comissária Sara Ferreira, da Divisão da Polícia de Segurança Pública de Setúbal, explana a temática das vulnerabilidades da população idosa. A GNR deverá ter também um interlocutor, mas ainda a confirmar.

As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível no link https://bit.ly/39FEP1f . Posteriormente, são enviados para os inscritos os dados de acesso à participação no webinar.

- PUB -

Todas as sessões do Fórum de Saúde são transmitidas em directo no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal.

Este ciclo já contou com duas sessões, no dia 2, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, e outro no dia 8, sobre a “Comunicação em Saúde”.

O Fórum de Saúde, organizado de Câmara de Setúbal e várias entidades desde estatais, empresariais e sectores da saúde, ensino, segurança e ambiente, vai contar com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -