29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTerceiro webinar preparatório do Fórum Saúde debate desigualdades no acesso à saúde

Terceiro webinar preparatório do Fórum Saúde debate desigualdades no acesso à saúde

Participação de representantes do Politécnico de Setúbal, câmara municipal e forças de segurança

As “Desigualdades no Acesso à Saúde” é o tema do próximo debate preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, um espaço alargado de discussão pública marcado para 8 de Abril.

- PUB -

O terceiro webinar decorre na próxima quinta-feira, 18 de Fevereiro, às 16h00, em plataforma digital, é moderado por Francisco Alves Rito, director do jornal O Setubalense, e conta com cinco oradores convidados que vão abordar diversa áreas.

Participam duas professoras do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Paula Gato, da Escola Superior de Saúde e Carla Cibele, da Escola Superior de Educação, que vão abordar, respectivamente, os impactes dos estados de privação material na saúde no concelho, e as relações de vizinhança e socialização como factores de resiliência e capacitação em saúde.

As dificuldades da população migrante no acesso a cuidados de saúde dá tema a outra das intervenções, e vai reflectir sobre experiências no concelho de Setúbal. A exposição será apresentada por Conceição Loureiro, chefe de Divisão de Direitos Sociais da autarquia sadina.

- PUB -

Rosa Piteira, da equipa de prevenção da violência no adulto do Centro Hospitalar de Setúbal, intervém sobre a violência doméstica enquanto problema de saúde.

O webinar conta ainda com a participação das forças de segurança. Por parte da PSP, a comissária Sara Ferreira, da Divisão da Polícia de Segurança Pública de Setúbal, explana a temática das vulnerabilidades da população idosa. A GNR deverá ter também um interlocutor, mas ainda a confirmar.

As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível no link https://bit.ly/39FEP1f . Posteriormente, são enviados para os inscritos os dados de acesso à participação no webinar.

- PUB -

Todas as sessões do Fórum de Saúde são transmitidas em directo no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal.

Este ciclo já contou com duas sessões, no dia 2, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, e outro no dia 8, sobre a “Comunicação em Saúde”.

O Fórum de Saúde, organizado de Câmara de Setúbal e várias entidades desde estatais, empresariais e sectores da saúde, ensino, segurança e ambiente, vai contar com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -