Órgãos sociais da Associação das Colectividades de Setúbal empossados

Órgãos sociais da Associação das Colectividades de Setúbal empossados

Órgãos sociais da Associação das Colectividades de Setúbal empossados

Reforçar o papel e importância do movimento associativo local é o objectivo da nova estrutura, que já conta com mais de quatro dezenas de membros

Os órgãos sociais da nova Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal foram empossados na última quinta-feira, em cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal. Nuno Soares preside à primeira direcção da associação, uma estrutura descentralizada e autónoma da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que nasceu de um processo participado, visando assegurar a participação do maior número possível de estruturas associativas do concelho sadino.
Durante a cerimónia, o vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco, realçou a importância das associações e colectividades locais, que, lembrou, continuam a constituir um importante promotor da cidadania e a ser a melhor escola de formação de cidadãos.
O autarca reforçou que a Câmara Municipal de Setúbal mantém a total disponibilidade para apoiar tanto o movimento associativo, dinamizador da cultura, do desporto, da formação cívica e intelectual, como a nova associação representativa dos interesses das colectividades setubalenses.
Já Nuno Soares salientou que a tomada de posse dos órgãos sociais foi o culminar de um processo longo, iniciado em Julho de 2016 por uma comissão instaladora, com estatutos aprovados em Julho de 2017 e eleições em Dezembro do mesmo ano.
“A prioridade é reforçar a coesão do movimento associativo e fazer um diagnóstico e um levantamento das necessidades das colectividades e associações”, disse o presidente da nova associação, apontando assim os primeiros passos a dar pela nova estrutura que, actualmente, conta já com mais de quatro dezenas de membros.
“Procurar trazer para a Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal um maior número de associados, sejam associações e colectividades confederadas ou não, com base numa política de proximidade e parceria” é, reforçou Nuno Soares, a estratégia inicial a adoptar.
A nova estrutura pretende valorizar o movimento associativo popular, promover a cooperação e a rentabilização de meios e recursos, apoiar as associações em assuntos de contabilidade, fiscalidade e direito, formar dirigentes associativos e estabelecer parcerias para um trabalho e interesse conjuntos.
A tomada de posse contou com as participações do presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor, e de representantes das associações das colectividades dos concelhos do Barreiro, de Almada e de Lisboa. Representantes da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal, da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e das cinco juntas de freguesia do território setubalense também marcaram presença.

- PUB -

Mesa da Assembleia
Presidente – Alcides Soares – Grupo Desportivo “Os Amarelos”
Vice-presidente – João Palongo – Sociedade Recreativa e Musical União Setubalense –
Secretário – Margarida Rodrigues – ARTISET

Direcção
Presidente – Nuno Soares – Associação dos Acordeonistas de Portugal
Vice-presidente – Madalena Costeira – Grupo Desportivo Independente
Vice-presidente – Miguel Aleixo – São Domingos Futebol Clube
Tesoureiro – Vera Godinho – Sport Clube do Sado
1.º Secretário – Arnaldo Alegrias – Clube Desportivo e Recreativo Águias de São Gabriel
2.º Secretário – Francisco Picanço – Clube Desportivo Palhavã
Vogal – Pedro Patas – Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”
Vogal – Joaquim Lopes – Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”
Vogal – António Carvalho – Centro Desportivo Cultural Brejos de Azeitão

Conselho Fiscal
Presidente – Carlos Branco – Bombeiros Voluntários de Setúbal
Secretário – Álvaro Tavares – Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo
Relator – Rosalina Neves – Grupo Desportivo e Recreativo O Sindicato

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -