Ministra ‘preside’ ao lançamento de primeiras pedras das residências estudantis do IPS

Ministra ‘preside’ ao lançamento de primeiras pedras das residências estudantis do IPS

Ministra ‘preside’ ao lançamento de primeiras pedras das residências estudantis do IPS

|

Cerimónias realizam-se hoje e amanhã. Obras são para arrancar já no próximo mês e estar concluídas antes do final do ano

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vai presidir ao lançamento das primeiras pedras das futuras residências de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para Sines e Barreiro. A primeira destas duas cerimónias realiza-se esta segunda-feira, pelas 15 horas, em Sines. Amanhã, à mesma hora, é a vez do Barreiro.

As obras têm início previsto para o próximo mês de Fevereiro e deverão ficar prontas antes do final deste ano, já que o prazo de execução das empreitadas é de nove meses. No total, os dois equipamentos representam um investimento na ordem dos 6,25 milhões de euros (2,65 milhões para Sines e 3,6 milhões para o Barreiro).

- PUB -

As futuras residências de estudantes do IPS em Sines e no Barreiro vão ser construídas em terrenos cedidos pelas respectivas câmaras municipais. E terão capacidade idêntica: Sines com 47 camas e Barreiro com 50. O investimento nestas duas respostas enquadra-se “no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior”, que é “coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” e financiado ao abrigo “do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)”, lembra o IPS, em nota de Imprensa.

Em Sines, adianta o politécnico, “o futuro equipamento visa a criação de condições para a instalação de uma escola superior do IPS naquele concelho como factor essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações, nacionais e internacionais”. Mas procurará “igualmente dar resposta aos estudantes que actualmente frequentam, em Sines, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) ministrados pelo IPS”.

No Barreiro, a nova construção visa dar resposta “a necessidades identificadas ao nível do alojamento para estudantes e investigadores da ESTBarreiro/IPS”.

- PUB -

A cerimónia desta tarde em Sines tem lugar no loteamento municipal “Residência de Estudante”, junto à Escola Secundária Poeta Al Berto.

Amanhã, no Barreiro, a acção decorre no Parque da Cidade e, de acordo com a informação divulgada pelo politécnico, contemplará ainda, a partir das 16 horas, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, “uma sessão de apresentação do projecto da nova residência e de outros actualmente em curso, designadamente a ampliação e remodelação da residência de estudantes de Setúbal e a construção de um edifício próprio para Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), no campus de Setúbal”.

Além de Elvira Fortunato, também o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, participará nas duas cerimónias, que contarão com intervenções dos respectivos presidentes de câmara Nuno Mascarenhas (em Sines) e Frederico Rosa (no Barreiro) e a presença de várias individualidades das comunidades académica e local.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -