Cerimónias realizam-se hoje e amanhã. Obras são para arrancar já no próximo mês e estar concluídas antes do final do ano
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vai presidir ao lançamento das primeiras pedras das futuras residências de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para Sines e Barreiro. A primeira destas duas cerimónias realiza-se esta segunda-feira, pelas 15 horas, em Sines. Amanhã, à mesma hora, é a vez do Barreiro.
As obras têm início previsto para o próximo mês de Fevereiro e deverão ficar prontas antes do final deste ano, já que o prazo de execução das empreitadas é de nove meses. No total, os dois equipamentos representam um investimento na ordem dos 6,25 milhões de euros (2,65 milhões para Sines e 3,6 milhões para o Barreiro).
As futuras residências de estudantes do IPS em Sines e no Barreiro vão ser construídas em terrenos cedidos pelas respectivas câmaras municipais. E terão capacidade idêntica: Sines com 47 camas e Barreiro com 50. O investimento nestas duas respostas enquadra-se “no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior”, que é “coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” e financiado ao abrigo “do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)”, lembra o IPS, em nota de Imprensa.
Em Sines, adianta o politécnico, “o futuro equipamento visa a criação de condições para a instalação de uma escola superior do IPS naquele concelho como factor essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações, nacionais e internacionais”. Mas procurará “igualmente dar resposta aos estudantes que actualmente frequentam, em Sines, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) ministrados pelo IPS”.
No Barreiro, a nova construção visa dar resposta “a necessidades identificadas ao nível do alojamento para estudantes e investigadores da ESTBarreiro/IPS”.
A cerimónia desta tarde em Sines tem lugar no loteamento municipal “Residência de Estudante”, junto à Escola Secundária Poeta Al Berto.
Amanhã, no Barreiro, a acção decorre no Parque da Cidade e, de acordo com a informação divulgada pelo politécnico, contemplará ainda, a partir das 16 horas, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, “uma sessão de apresentação do projecto da nova residência e de outros actualmente em curso, designadamente a ampliação e remodelação da residência de estudantes de Setúbal e a construção de um edifício próprio para Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), no campus de Setúbal”.
Além de Elvira Fortunato, também o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, participará nas duas cerimónias, que contarão com intervenções dos respectivos presidentes de câmara Nuno Mascarenhas (em Sines) e Frederico Rosa (no Barreiro) e a presença de várias individualidades das comunidades académica e local.