1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaGrândola relembra exílio e canto livre no Encontro da Canção de Protesto

Grândola relembra exílio e canto livre no Encontro da Canção de Protesto

O Cine Granadeiro vai ser palco de vários espectáculos musicais, debates e testemunhos históricos

 

- PUB -

Grândola vai receber o Observatório da Canção de Protesto (OCP) entre os dias 17 e 20, sendo este uma nova edição do Encontro da Canção de Protesto.

Com espectáculos musicais, exposições e documentários dedicados à temática do exílio, para além de colóquios, sessões testemunhais e de canto livre, vão estar presentes figuras relacionadas com os universos de José Mário Branco e com a canção de protesto.
O encontro tem início dia 17, às 21h00 no Cine Granadeiro com a inauguração da exposição organizada pelo OCP e idealizada para itinerância “Emigração, exílio e canção de protesto”, seguindo-se, às 21h30, o espectáculo de leituras encenadas da Associação Artística Andante.

No dia seguinte, às 21h30, Sérgio Godinho e os Assessores promovem no parque de feiras e exposições, uma viagem musical pela carreira do cantor, compositor, escritor, actor de teatro e cinema, com a recriação de algumas canções que marcaram os discos Os sobreviventes e Pré-Histórias.

- PUB -

No sábado, o Cine Granadeiro acolherá, entre as 10h00 e as 13h30, e depois às 15h00 e às 18h00, um conjunto de sessões testemunhais dedicadas aos universos de José Mário Branco.

Durante a noite de sábado, no mesmo espaço, às 21h30, decorrerá a apresentação do espectáculo inédito “Uma mão cheia de vozes na luta”, com a actuação de membros do Grupo de Acção Cultural.

O Encontro da Canção de Protesto de 2020 encerra domingo, no Cine Granadeiro, com o encontro-colóquio “Contra as ditaduras erguer a voz e cantar”, com a participação de alguns membros do Conselho Consultivo do Observatório da Canção de Protesto, e o convidado Alberto Carrillo Linares, a exibição do documentário Les Printemps de L’ Exil e a actuação do Coro da Casa da Achada.

- PUB -

A entrada em todas as iniciativas é gratuita mediante reserva antecipada de lugar através do número 269 448 030 e sujeita à lotação da sala.

O Observatório da Canção de Protesto é um organismo resultante da parceria entre o município de Grândola, entidade promotora, a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, e Instituto de História Contemporânea.

Os seus objectivos são o estudo, a salvaguarda e a divulgação do património musical tangível e intangível da canção de protesto produzido durante os séculos XX e XXI, através da realização de iniciativas culturais diversas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -