26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Município inaugura parque para cães que quer replicar em todas as freguesias

Município inaugura parque para cães que quer replicar em todas as freguesias

Município inaugura parque para cães que quer replicar em todas as freguesias

Novo espaço já está aberto na urbanização da Quebrada Norte. Samouco e São Francisco devem receber equipamento idêntico

Foi o primeiro a ser criado em Alcochete, na urbanização da Quebrada Norte, representou um investimento pouco acima da meia centena de milhares de euros e vai ser replicado nas outras duas freguesias do concelho. Trata-se de um parque canídeo, já aberto aos melhores amigos do homem na freguesia alcochetana, inaugurado que foi na passada quinta-feira. E o objectivo do município é implementar o mesmo tipo de equipamento em Samouco e São Francisco.

O novo espaço contempla, segundo a Câmara Municipal de Alcochete, “uma área de treino, higiene e lazer” para cães, dotada de “diversos equipamentos de apoio às actividades” a realizar com os patudos. A área, vedada, conta com “piso permeável em terra batida, barreiras de salto, passarelas, mesas de pausa, túneis e pinos de slalom, e sinalética específica”, pode ler-se na mesma informação publicada na página oficial do município.

- PUB -

O parque canídeo “está ainda dotado de infra-estruturas de abastecimento de água potável e rega, de drenagem pluvial e iluminação” e, de forma a assegurar sombras no local, foram “também plantadas cerca de 10 árvores”, adianta a edilidade. O investimento foi “superior a 52 mil euros”.

A vice-presidente da autarquia, Fátima Soares, e os vereadores Pedro Lavrado e Ana Maduro marcaram presença na “cerimónia” de inauguração do novo espaço, instalado na urbanização da Quebrada Norte. E tiveram a oportunidade de interagir “com alguns cães que estão à guarda do canil municipal”.

À margem do parque canídeo, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Alcochete (CROAA) foi requalificado e ampliado, albergando actualmente 90 cães e 14 gatos. A intervenção no espaço – que ultrapassou os 300 mil euros e que contou com uma comparticipação da tutela no valor de 50 mil euros – motivou a visita do ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, ao CROAA no Dia do Animal (4 de Outubro).

- PUB -

“Esta visita vem reconhecer as boas práticas que temos vindo a desenvolver no CROAA e é, no fundo, uma distinção para o trabalho de todos aqueles que diariamente aqui trabalham, proporcionando as melhores condições aos cães e gatos”, disse na altura Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete. O autarca considerou então o investimento realizado pelo executivo municipal nesta área como “um extraordinário serviço público”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -