27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeTranstejo repõe horários na Trafaria a partir de sábado

Transtejo repõe horários na Trafaria a partir de sábado

A Transtejo informou hoje que vai repor os horários habituais da ligação fluvial entre a Trafaria/Porto Brandão e Belém já a partir de sábado, de forma a “potenciar o aumento da procura”.

- PUB -

“A partir de amanhã, sábado, 18 de Julho, voltam a vigorar os horários habituais da ligação fluvial da Trafaria”, em Almada, no distrito de Setúbal, anunciou a empresa, em comunicado.

Segundo a nota, a reposição de horários vai acontecer em todos os dias da semana, tratando-se de uma aposta da Transtejo na expectativa de “potenciar o aumento da procura nesta ligação fluvial, que tem registado uma permanente baixa procura”.

“Através da análise dos dados resultantes da monitorização permanente do número de passageiros transportados, a cada momento, constatam-se quebras permanentes de 50% no número de passageiros e de 80% no número de veículos transportados na ligação fluvial da Trafaria”, revelou.

- PUB -

Na quinta-feira, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul queixou-se à agência Lusa sobre os horários “insuportáveis” desta ligação fluvial, que apenas tem “quatro ligações de manhã e três à tarde”.

Segundo os passageiros, a carreira já apresentava “deficiências e horários reduzidos”, mas tudo se agravou com a pandemia da covid-19, motivadora de mais supressões, que ainda não foram revertidas, ao contrário do que acontece nas restantes ligações da Transtejo (Seixal, Montijo e Cacilhas a Lisboa).

No entanto, a empresa justificou que a Trafaria “não acompanhou as tendências de crescimento estável da procura que se verificaram nas restantes ligações fluviais, as quais fundamentaram a reposição dos horários”, nos meses de maio e junho.

- PUB -

No entanto, apesar da “tendência negativa dos números”, a empresa decidiu avançar com a normalização da ligação fluvial, que também “permite aceder de forma fácil e muito direta às praias da Costa de Caparica”, em Almada.

“A Transtejo-Soflusa mantém, assim, o seu esforço em oferecer horários que cumpram não só com as necessidades, mas também com as expectativas de mobilidade dos seus passageiros e restantes ‘stakeholders’”, mencionou.

Ainda assim, na quinta-feira, os utentes da Margem Sul já tinham afirmado que não aceitam o argumento da “escassez de procura”.

“Isto acaba por ser um círculo vicioso. Não tendo os barcos lá, as pessoas não confiam que o barco lá esteja quando chegam e não procuram. A Transtejo, como empresa, tem esta responsabilidade e deveria acautelar todas estas questões que não está a fazer”, defendeu Marco Sargento, da comissão de utentes.

A Transtejo é responsável pelos terminais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -