26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Porto sadino celebra centenário com crescimento de 8,4%

Porto sadino celebra centenário com crescimento de 8,4%

Porto sadino celebra centenário com crescimento de 8,4%

Foram movimentadas cerca de 3,3 milhões de toneladas em seis meses. Doze eventos para comemorar 100 anos

 

O Porto de Setúbal, que celebra 100 anos de existência, movimentou cerca de 3,3 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023. Esta actividade representa um crescimento de 8,4%, comparativamente ao período homólogo de 2022. Ao longo dos primeiros seis meses do ano as comemorações contaram com 12 eventos, organizados pela APSS, em parceria com os seus stakeholders. Estas iniciativas contaram com seminários, workshops, exposições, visitas ao porto, passeios marítimo-turísticos e diversas actividades lúdicas.

- PUB -

Neste primeiro semestre o movimento de navios atingiu 828 escalas, representando um aumento de 7,8%, enquanto a sua dimensão cresceu 4%, medida em toneladas de GT. De acordo com nota de Imprensa, os segmentos da carga roll-on roll-off e da carga geral fraccionada lideraram o crescimento, com respectivamente, “30% em número de viaturas e 22% em tonelagem movimentada”. Neste cenário, o porto considera que se tem vido a evidenciar a “rota positiva dos terminais de serviço público, com um incremento global de carga de cerca de 18%”, destacando o Terminal Ro-Ro, com mais 45%, alavancado pelo “desempenho na movimentação de viaturas novas, e para o Terminal Tersado, com mais 27%, neste caso com os produtos florestais, quer em toros, carga geral fraccionada, quer em estilha, granel sólido”.

O porto sadino considera que estes números “confirmam a tendência de crescimento durante o corrente ano” e que demonstram a “vitalidade da infra-estrutura como parceiro próximo da indústria nacional”, enaltecendo que esta sinergia marca o “crescimento da actividade económica da região e do país”.

 

- PUB -

Conferências e corrida do porto marcam aniversário

Nas celebrações do centenário tiveram lugar três sessões do “Fórum Investir, Inovar, Descarbonizar”, em que se discutiram temas como “A Intermodalidade no Porto de Setúbal”, “Inovação e Sustentabilidade” e “Igualdade de Género”. Estes eventos permitiram “conhecer os desafios actuais e futuros do Porto de Setúbal” e “reforçar a sua importância no ecossistema portuário nacional”.

O porto sadino considera, em nota de Imprensa, que uma das iniciativas mais marcantes das celebrações foi a Corrida do Centenário do Porto de Setúbal, que contou com mais de 1000 participantes, entre população, grupos de atletas e clubes.

- PUB -

A APSS celebrou também o Dia Mundial da Criança, com os jovens e utentes do Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal. A associação explica em nota que este evento teve como objectivo proporcionar um “dia diferente aos utentes, através da realização de um passeio marítimo-turístico no rio Sado”.

A cultura também fez parte das celebrações, através da exposição de Pintura “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam”, do pintor belga, residente em Setúbal, Eddy Van Calsteren. Nesta temática ainda se realizou a “Semana de Portas Abertas O Porto e a Cidade”, que contaram com a participação de “centenas de pessoas, que tiveram a oportunidade de visitar os vários terminais” do Porto de Setúbal.

Já em Junho, o porto acolheu o Encontro das Comunidades Portuárias, retomando-se deste modo os “encontros nacionais que reúnem as comunidades portuárias dos portos nacionais e que estiveram suspensas durante a pandemia”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -