27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalCovid-19: Setúbal testou 626 funcionários de lares em dois dias

Covid-19: Setúbal testou 626 funcionários de lares em dois dias

O rastreio decorreu nos dias 27 e 28 de Abril e abrangeu 41 instituições do concelho

- PUB -

 

Setúbal encerrou a primeira semana de testes a funcionários de lares “com 626 rastreios concretizados entre os dias 27 e 28 de Abril, em 41 instituições”, segundo revelou o vereador Carlos Rabaçal em entrevista a O SETUBALENSE.

O responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros assume “um resultado muito positivo”, num universo de 1068 trabalhadores identificados e tendo em conta que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) havia colocado como meta inicial 250 testes por dia, em cada concelho.

- PUB -

Números que complementam o balanço inicial, publicado ontem pelo jornal O SETUBALENSE, no qual a Câmara Municipal de Setúbal confirmou a realização de 225 testes só no dia 27 de Abril.

Quanto à medida colocada em prática em todos os municípios da AML, no distrito de Setúbal está a ser concretizada “através de um trabalho desenvolvido pela máquina distrital da Protecção Civil, muito bem conduzida pelo actual comandante, Elísio Oliveira”, destaca Carlos Rabaçal, “como o objectivo de apoiar a Saúde”.

Um trabalho de equipa que, desde o dia 27 de Abril, já permitiu ao Agrupamento de Centro de Saúde da Arrábida, acompanha os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, realizar mais 700 testes a funcionários de lares. “No fim esperamos que todos os profissionais de lares sejam testados”, refere o vereador.

- PUB -

Quanto a testes aos utentes para rastreio da Covid-19, Carlos Rabaçal ainda não tem datas previstas, “mas tudo dependerá de quando terminarem os testes a todos os profissionais”.

No Barreiro os testes a profissionais de lares de idosos e Residências Seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social começam esta semana. “Entre quarta ou quinta-feira, em cerca de oito lares, que incluem dezenas de funcionários”, confirmou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a O SETUBALENSE.

No Montijo os testes também vão iniciar esta semana e serão realizados a cerca de 600 trabalhadores de lares.

Esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa reune com o secretário de Estado da Saúde, António Sales, para avaliar os primeiros resultados desta medida que tem vindo a e articuladas com os municípios, através dos serviços de protecção civil e agrupamentos de centros de saúde.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -