Christophe Keyser fez o melhor tempo de sempre naquela que foi a edição mais participada, onde estiveramm mais de nove centenas de triatletas
A edição deste ano do Lidl Setúbal Triathlon, realizada este fim-de-semana, ficou marcada por ser a mais participada de sempre e por ter sido estabelecido, por parte de Christophe Keyser, “um novo recorde”, tendo em conta que o “triatleta belga do Outsystems Olímpico de Oeiras” cruzou a meta com o tempo de três horas, 50 minutos e 15 segundos.
Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “Christophe Keyser não deu hipótese aos concorrentes directos e terminou a competição com mais de dez minutos de vantagem para o segundo e terceiro classificados, respectivamente Márcio Neves, da Quitério TriPeniche, e Luís Moleiro, do Clube de Natação de Torres Novas”.
No fim da competição, o belga disse ter gostado “muito de vir a Setúbal para esta prova”, sendo que esta foi a terceira vez consecutiva que participou na mesma. “É óptimo participar numa competição com um percurso com uma atmosfera magnífica, feito tão perto da serra e do oceano e, claro, com um sol fantástico”, elogiou Christophe Keyser.
O Lidl Setúbal Triathlon é uma competição organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em conjunto com o HMS Sports e consiste numa prova em que os participantes têm de completar 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.
Para Pedro Pina, vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, “a prova de triatlo longo, pela qualidade de organização e atractividade competitiva, consolida-se, ano após ano, como um evento de grande relevância que projecta a marca Setúbal Inspira Desporto”.
“Foi a sétima edição de uma prova que evidencia as condições ímpares que a cidade tem para a prática desportiva, este ano batendo todos os recordes no sector masculino e no número de participantes, com a prova de estafetas a ganhar este ano mais destaque, com mais atletas neste segmento”, disse o autarca, citado na mesma nota.
Na edição deste ano participaram mais de nove centenas de triatletas, pelo que Pedro Pina explica que “é uma das mais procuradas a nível nacional”. “É, na actualidade, a competição de triatlo longo com mais participantes portugueses e que, este ano, contou com cerca de 30% de atletas estrangeiros”, acrescentou.
Além de Christophe Keyser, Hanna de Sousa, da CNATRIL Triatlo, triunfou na vertente feminina, “a que se seguiram Liliana Veríssimo e Jennifer Connet, ambas a competir a título individual”.
“No que respeita a equipas, cujos vencedores foram apurados pelo somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas de cada formação, independentemente do género, a vitória foi para o Estoril Praia Credibom, à frente do Outsystems Olímpico de Oeiras e do Louletano Desportos Clube”.
A Lidl Stars, por sua vez, conquistou o pódio na competição de estafetas, sendo que o segundo lugar foi ocupado pelo Sporting Clube de Espinho Triatlo e o terceiro pela Chocapic Crew.
“A sétima edição do Lidl Setúbal Triathlon teve início no Parque Urbano de Albarquel com o segmento de 1,9 quilómetros de natação, seguido de 90 de ciclismo, num percurso com duas voltas, com transição na Avenida Luísa Todi para a corrida de 21,1 quilómetros, feita maioritariamente na frente ribeirinha da cidade”.