6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeBaixa da Banheira: Construção de novo centro de saúde em curso no...

Baixa da Banheira: Construção de novo centro de saúde em curso no terreno

Trabalhos arrancaram há algumas semanas, para que equipamento esteja concluído dentro dos prazos previsto

 

- PUB -

A obra de construção do novo centro de saúde da Baixa da Banheira, na Moita, já está a avançar no terreno há algumas semanas, com o futuro edifício de dois pisos a incluir os respectivos arranjos exteriores e um parque de estacionamento, num valor global superior a dois milhões e 444 mil euros. A instalação daquela Unidade de Saúde Familiar nesta freguesia do concelho da Moita, recorde-se, vai acontecer num espaço cedido gratuitamente, em direito de superfície, pelo município junto à rotunda 25 de Abril.

A edificação deste espaço, ansiado há décadas pela população local, tem um prazo de execução de 18 meses, tendo o auto de consignação sido assinado a 6 de Janeiro pela câmara municipal, que adjudicou a obra a 28 de Agosto naquele lote de terreno da Zona Sul da Baixa da Banheira. A autarquia lembra que embora a responsabilidade da construção do equipamento “seja exclusivamente do Ministério da Saúde”, coube àquela edilidade assumir “os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades”, bem como a “coordenação da fiscalização técnica da empreitada”.

Incluídos estão ainda os custos com “arruamentos, arranjos exteriores, estacionamento, infraestruturas e respectivas ligações de água, esgotos, electricidade e telefone”, num montante global de 335 mil euros, para além do valor do terreno onde está a nascer a unidade de saúde. Financiada ao abrigo do contrato-programa entre a Câmara da Moita e a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo, a intervenção foi objecto de “uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER”.

- PUB -

Quando estiver concluído, o novo edifício vai abranger uma população com mais de 30 mil utentes, obra bastante ansiada pela União de Freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira, presidida pelo autarca Nuno Cavaco, para além do município em geral.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -