NaturBRR tem este ano novo formato fruto da pandemia

NaturBRR tem este ano novo formato fruto da pandemia

NaturBRR tem este ano novo formato fruto da pandemia

“Lugares efémeros

Terceira edição da iniciativa, que arranca dia 29, valoriza património natural e inclui exposições e masterclasses

 

A terceira edição do NaturBRR – Festival de Imagem de Natureza da Cidade do Barreiro, iniciativa que tem por objectivo valorizar o património natural através da imagem, junto dos amantes da fotografia e do público em geral, apresenta este ano um novo formato fruto da actual situação pandémica.

- PUB -

Desta vez, vai decorrer sem a componente de ciclo de conferências e com exposições e masterclasses na Mata Nacional da Machada e no Parque da Cidade.

O festival arranca no próximo dia 29, com a inauguração da exposição de Jacinto Policarpo “Lusitânia”, pelas 10h30, naquele que é considerado o pulmão verde do concelho. Trata-se de uma “visão intimista de um Portugal, rico, de beleza ímpar, com planícies, montanhas e vales” e com “uma linha de costa vasta onde não só a paisagem é diversa, mas também a flora e a fauna que lá habita”.

O NaturBRR prossegue na mesma data, entre as 11 e as 18h00, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada, com a realização da masterclass “Macrofotografia de Natureza”, por Ricardo Lourenço.

- PUB -

A participação na iniciativa está limitada ao máximo de dez inscrições, gratuitas, através da linha verde 800 912 070. “Em ambiente controlado, venha aprender a ver e fotografar o mais pequeno, o pormenor e em grande parte dos casos o que nos passa sempre despercebido”, sugere a autarquia. “Venha presenciar um mundo a uma escala mais pequena e aprenda técnica por de trás das imagens que marcam a macrofotografia de natureza”, acrescenta.

O festival continua dia 30, no Parque da Cidade, às 10h30, com a inauguração da exposição “Lugares efémeros, memórias eternas”, da autoria de José Ramos. Nesta mostra estão reunidas uma selecção de imagens que resultam de anos de dedicação à fotografia do planeta, sempre em busca das melhores condições de luz, numa viagem que atravessa recantos paisagísticos de Portugal, mas também da Islândia, Espanha e Itália.

Médico psiquiatra de profissão, foi na fotografia que José Ramos considera ter encontrado a sua forma de expressão artística.

- PUB -

Masterclasse no AMAC com formador Luís Afonso

“Arte & Natureza: Uma abordagem intimista à fotografia de paisagem natural” é o nome da masterclass dada pelo formador Luís Afonso (Oeiras), que vai decorrer no mesmo dia, entre as 09h30 e as 19h00, nas instalações do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), com inscrições limitadas até dez participantes, que podem ser efectuadas através de contacto telefónico (212 068 230) ou pelo email bilheteira@cm-barreiro.pt.

iniciativa será desenvolvida na componente de conteúdos teóricos, onde se pretende apresentar uma abordagem mais criativa à fotografia de paisagem natural, em que o fotógrafo é a peça central de toda a criação, e onde serão apresentados três subtemas que cabem dentro desta abordagem mais intimista, explicados os conceitos e as técnicas que devem ser utilizadas para o efeito.

Durante a tarde, os participantes terão também a oportunidade de realizar uma saída pelo Parque da Cidade, onde, de forma acompanhada, poderão colocar em prática os conteúdos apresentados na sessão da manhã.

Presença regular, como orador, nos principais festivais de fotografia de natureza em Portugal, Luís Afonso é líder de passeios fotográficos desde 2010 e tem sido convidado para ser jurado nos mais prestigiados concursos nacionais de fotografia de natureza, sendo também, desde 2017, director de programação do Festival de Fotografia de Paisagem de Manteigas – Imaginature.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -