Durante a cerimónia de entrega das Medalhas Honoríficas são homenageadas dezenas de personalidades públicas, associações e empresas
Este ano a Câmara de Setúbal distingue o Clube Naval Setubalense e a Marinha Portuguesa, com a Medalha Honorífica de Prata, a 15 de Setembro, data comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade. Quanto às tradicionais Medalhas de Honra da Cidade são entregues a uma lista de 105 personalidades, associações e empresas, que se destacaram nas classes Actividades Culturais, Desporto, Associativismo e Sindicalismo, Paz e Liberdade, Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia e Turismo.
Nas Actividades Culturais são distinguidos os actores Paulo Martins, Idalina Veríssimo e Sara Prata; o cineasta Lauro António; o street artist Ivo Santos, conhecido como Smile; a presidente da Associação de Dança Contemporânea de Setúbal, Iolanda Rodrigues; e os fadistas Carlos Zacarias, Deolinda de Jesus, Piedade Fernandes e Carla Lança. Assim como o cantor Clemente; o músico Manuel Zorro; o escritor Ruy Ventura; a criativa Isabel Castan e a Galeria Ratton.
No Desporto, os homenageados são a Associação Portuguesa de Treino de Vela, Herculano Oliveira, Fernando Ferreira e Adelaide Botelho.
Na classe Associativismo e Sindicalismo é homenageado, a título póstumo, o médico e dirigente associativo Júlio Adrião. Esta distinção também chega à Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão; Garrrbage; União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense e União Desportiva e Recreativa das Pontes.
Nesta categoria são igualmente distinguidos Rui Peixoto, da Perpétua Azeitonense; Rogério Silva, da Associação de Moradores Grito do Povo; Carlos Ribeiro da Silva, da Andegerações; Daniel Ferreira, da Setúbal Pesca; José Salazar, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; António Martins, da Capricho Setubalense; e aos dirigentes do Conservatório Regional e das Universidades Seniores de Setúbal e de Azeitão, Luís Fernandes, Arlindo Mota e Ana do Vale.
Um leque de homenageados que também inclui José Luís Bucho, coordenador da Protecção Civil Municipal; Elísio Oliveira, comandante operacional distrital; a Unidade Militar de Emergência e a Associação Espanhola de Luta Contra o Fogo; Bernardo Ramos, da Associação Cultural Sebastião da Gama; Joaquim Cláudio, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube; António Lourenço, fundador do Alto da Guerra Sport Clube; e Carolina Saramago, co-fundadora do movimento Feel4Planet.
Na classe Paz e Liberdade é distinguido D. José Ornelas, bispo de Setúbal; José Gusmão, pároco emérito de São Paulo; Luís Ferreira, pároco de São Paulo; Acílio Fernandes, director da Casa do Gaiato de Setúbal; e José Lobato, vigário-geral da Diocese. E, a título póstumo, o humanista padre Manuel Vieira.
Também são distinguidos Reinaldo Tomásio; Justino Marques; Ricardo Santos; Luís Custódio; Rui Pereira; Eusébio Candeias; Luís Fuzeta da Ponte; Maria Teresa Oliveira; Bento Passinhas e Jerónimo Claudino Matias. A histórica militante do PCP, Sílvia Maldonado e, a título póstumo, Ralfo Formiga, antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça.
Na classe Comércio são distinguidos João Raposo, Eurípedes Ferreira, Alberto Pereira, Marília Sousa, António Resende, Cecília Lourenço, Horácio Cipriano e Carlos Mendonça, as pastelarias Capri, Abrantes e Bambu, a Adega dos Garrafões e os restaurantes O Ramila e Tasca do Galo, a Ourivesaria Pedroso e o Salão Bocage.
Na indústria local é homenageado João Canhoto, da Bacalhôa Vinhos; Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas; Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra; e Ana Paula Morais, directora-geral das Águas do Sado. A autarquia também confirma a distinção das empresas Joaquim de Sousa Brito, Bacalhôa Vinhos, Coca-Cola European Partners, Carmona e Gonvarri – Produtor Siderúrgicos.
Na Ciência e Tecnologia o mérito é entregue ao director operacional da Fundação Champalimaud, António Chumbinho; ao director do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, José Poças; à antiga directora executiva do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Bárbara de Carvalho; e ao director-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.
Uma lista que também inclui o comandante da Escola de Fuzileiros, Joel Santos Formiga; o ex-capitão do Porto de Setúbal, Luís Nicholson Lavrador; a empresária Ming Chu Hsu; e o director clínico da equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Jorge Lopes de luís. Esta medalha honorífica também é entregue à farmacêutica Sália Tiago; aos directores dos agrupamentos de escolas de Azeitão, Luísa Todi e Sebastião da Gama. Assim como a Fernanda Oliveira e ao Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil, da Universidade Nova.
Na classe Turismo é distinguida a empresária Paula Marranita, da Viagens Marranita e Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.