30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeAntigas glórias vão recordar participações de Portugal nos mundiais de futebol

Antigas glórias vão recordar participações de Portugal nos mundiais de futebol

Encontro realiza-se no próximo dia 2 no Auditório Municipal do Fórum Cultural. Nomes como António Simões, Hilário, Carlos Manuel, Diamantino, Paulo Futre e Ricardo Pereira, entre muitos outros, vão contar histórias vividas na primeira pessoa

- PUB -

Tudo começou para Portugal em 1966, em Inglaterra, e logo com estreia brilhante (3.º lugar) e um nome a despontar entre os demais: Eusébio da Silva Ferreira. Daí para cá, a Selecção Lusa registou mais cinco participações em campeonatos do mundo de futebol, recheadas de histórias que algumas das antigas glórias que as viveram vão relatar no próximo dia 2, no Seixal. Nomes como António Simões, Hilário, Carlos Manuel, Diamantino, Paulo Futre, Jorge Andrade e Ricardo Pereira, entre outros, vão contar tudo no Auditório Municipal do Fórum Cultural, num encontro a realizar entre as 9h30 e as 17h30.

Em vésperas de a turma das Quinas apresentar-se na Rússia para cumprir a sétima participação na competição que premeia o vencedor com a Taça FIFA – troféu que substituiu (em 1974) a Taça Jules Rimet, designação escolhida (em 1946) para renomear o troféu denominado inicialmente como “Vitória” –, o Seixal vai assim acolher um evento que juntará alguns dos principais nomes do futebol nacional que participaram em mundiais (Inglaterra 1966; México 1986; Coreia/Japão 2002; Alemanha 2006; África do Sul 2010; e Brasil 2014).

“António Simões, José Augusto, Hilário da Conceição, Vicente Lucas e José Carlos, que participaram no Mundial de 1966, Toni, Eurico Gomes, António Veloso, Carlos Manuel, Inácio, Paulo Futre, Diamantino, Jaime Pacheco, presentes no Mundial de 1986 e no Europeu de 1984, e Jorge Andrade e Ricardo Pereira, em representação nos Mundiais do Século XXI” têm presença confirmada, revela a Câmara Municipal do Seixal em nota de Imprensa. Sob o lema “Recorda Portugal no Mundial”, vão lembrar as Selecções das Quinas que marcaram presença na prova máxima do calendário futebolístico e relatar histórias vividas, em interacção com o público presente.

- PUB -

Oportunidade única

“Esta é uma oportunidade única para ouvir na primeira pessoa os jogadores que representaram as cores nacionais nestas provas, através de três painéis de debate que irão reflectir a presença de Portugal nos campeonatos do mundo, com as histórias e os momentos inesquecíveis vividos, numa conversa animada estendida à plateia, onde todos poderão participar e conversar com algumas das referências do futebol nacional”, sublinha a autarquia.

Além de homenagear e lembrar o passado, este encontro com antigas glórias é também uma forma de o município do Seixal “desejar uma boa campanha à Selecção Nacional”.

- PUB -

Durante o Campeonato do Mundo da Rússia – que arranca a 14 de Junho, com Portugal a estrear-se diante da congénere espanhola no dia seguinte, 15 – “será criada no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, no Seixal, uma Fanzone, com um ecrã gigante, para que todos possam acompanhar os jogos realizados pela Selecção Nacional, entre outras propostas de animação como os live sets com DJ, insufláveis, canoagem e os famosos jogos de penáltis com balizas pequenas”, anuncia o município.

Recorde-se os 23 chamados pelo técnico Fernando Santos para representação da actual Campeã da Europa: guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting); defesas – Bruno Alves (Rangers), Cédric Soares (Southampton), José Fonte (Dalian Yifang), Mário Rui (Nápoles), Pepe (Besiktas), Raphael Guerreiro (Dortmund), Rúben Dias (Benfica) e Ricardo Pereira (Leicester); médios – Adrien Silva (Leicester), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham), João Moutinho (Mónaco), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscovo) e William Carvalho (Sporting); avançados – André Silva (AC Milan), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas).

Programa ‘Recorda Portugal no Mundial’

9h30 – Recepção aos participantes

10h15 – Abertura e boas-vindas

10h35 – Painel I: Portugal no Mundial de 1966 (Inglaterra)

12h00 – Painel II: Portugal no Mundial de 1986 (México) e Europeu de 1984 (França)

13h00 – Pausa para almoço

15h00 – Painel III: Portugal nos Mundiais do Século XXI

17h30 – Encerramento

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -