12 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Utente da Casa dos Professores acusa Covid-19 e lar entra em isolamento

Utente da Casa dos Professores acusa Covid-19 e lar entra em isolamento

Utente da Casa dos Professores acusa Covid-19 e lar entra em isolamento

Médica e três enfermeiras estão em quarentena por terem tido contacto com o idoso infectado

 

Um utente com 96 anos do lar de acolhimento Casa dos Professores, nas Manteigadas, acusou positivo ao teste do Covid-19 e, desde ontem, o lar com 62 utentes encontra-se em isolamento. Cinco funcionárias, uma médica e três enfermeiras do Hospital de São Bernardo que trabalhavam no lar encontram-se em isolamento preventivo, por terem tido contacto com o utente. Até ao momento, ninguém demonstrou sintomas.

Ao que foi possível apurar, a medida de isolamento não se aplica aos funcionários que continuam a entrar e a sair da casa de acolhimento, com a obrigação de cumprirem medidas apertadas de higiene, tanto dentro como fora da instituição. Ontem, o staff, composto essencialmente por mulheres, recebeu a indicação pela Autoridade de Saúde Local para sempre que chegarem a casa, lavarem a roupa que utilizaram, tomarem banho imediato e não dormirem com os respectivos companheiros. Dentro da casa de acolhimento, é obrigatória a utilização de luvas e máscaras. Houve também a indicação para que assim que alguém do staff demonstrar sintomas, entrar num período de quarentena e informar o centro de saúde para que seja realizado teste de despiste.

O idoso foi hospitalizado na sexta-feira no Hospital de São Bernardo e esta segunda-feira o lar foi informado do resultado do teste, realizado no fim da tarde de domingo.

De acordo com fonte ligada ao lar, o utente com familiares no norte do país permanecia num quarto sozinho e desde o início da semana que exibia sintomas. A mesmo fonte avança que o quarto do idoso foi encerrado.

A primeira informação sobre o diagnóstico positivo ao utente chegou ao lar na manhã de domingo, porém, essa informação não foi confirmada pela autoridade de saúde, uma vez que ainda não tinha sido feito o teste. Este terá sido realizado na noite de domingo e os resultados comunicados na manhã de ontem. Durante a tarde de domingo, a directora técnica esteve reunida no lar de acolhimento e os funcionários temiam ter de ficar em isolamento no espaço até serem realizados os testes. Acabaram por receber indicação de que podiam sair.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -