Enquanto no Cais 3 do porto de Setúbal decorre o encontro que reúne mais de duas centenas de operadores de turismo natureza, no Sado vão navegar observadores de aves
A maior feira de turismo da natureza de Setúbal, a ObservaNatura, começa amanhã e termina domingo, no Cais 3 do porto de Setúbal, na Herdade da Mourisca, na Casa da Baía, rio Sado, Parque Urbano de Albarquel e em Troia. Trata-se de uma iniciativa que proporciona mais de trinta actividades direccionadas para toda a família.
Nesta 11.ª edição, o ObservaNatura, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e pela TroiaNatura, para além dos passeios, estão programados passeios, workshops, ateliers para crianças, palestras, minicursos, sessões de anilhagem e inúmeras actividades de educação ambiental.
Um dos momentos altos desta iniciativa é a feira, aberta ao público, a ser instalada no Cais 3 do porto de Setúbal onde vão estar mais de duas centenas de empresas de turismo de natureza e de animação, associações e organismos públicos, além de produtores locais, com vinhos da região, doçaria, conservas, ostras e artesanato.
Um dos momentos altos do fim-de-semana é a possibilidade de contemplar aves emblemáticas do Estuário do Sado, destino considerado um paraíso para a observação de diversas espécies, atraindo todos os anos praticantes nacionais e estrangeiros de birdwatchinga Setúbal.
Vai ser possível admirar flamingos, águias-pesqueiras, pernilongos, colhereiros e garças, isto em passeios de barco, com a duração de uma hora e um custo de 15 euros para adultos, dez euros para jovens dos 11 aos 15 anos e cinco para crianças dos seis aos 10 anos.
O ObservaNatura conta com as parcerias de Associação Baía de Setúbal, Porto de Setúbal, TroiaCruze, Transportes Luísa Todi, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Oceanário de Lisboa, Fundação Oceano Azul, Biotrails, Vertigem Azul, Sado Emotion, Nature Affairs, Rotas do Sal, Zarpa, Dolphin Bay e Mirasado.