UNIPS abre 85 vagas para professores para combater escassez de docentes

UNIPS abre 85 vagas para professores para combater escassez de docentes

UNIPS abre 85 vagas para professores para combater escassez de docentes

|

Aposta permitirá não só reforçar a qualificação dos profissionais em exercício, como também contribuir para atenuar a falta de docentes em várias escolas da região e do País

A Universidade Politécnica de Setúbal (UNIPS) é agora uma das quatro instituições de ensino superior do País a abrir vagas para cursos profissionais de professores.
A iniciativa surge no âmbito de uma medida implementada pelo Governo de Luís Montenegro, com o objetivo de responder à escassez de professores que se faz sentir em Portugal.
O curso, destinado a docentes e a detentores de habilitação própria para a docência, terá início no próximo mês de novembro na Escola Superior de Educação da UNIPS e será integralmente financiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

– PUB –


O programa de formação terá a duração de cerca de dois anos para os docentes com menos de cinco anos de serviço e de um ano para os professores que contam com mais de cinco anos de experiência letiva.
Num investimento global de 5,5 milhões de euros, e das 1.036 vagas disponibilizadas a nível nacional, apenas 85 foram atribuídas à UNIPS. As restantes serão distribuídas à Universidade Aberta, Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Beja.
A medida assume particular relevância para os docentes que ingressam nos quadros através de concursos externos e que aguardam a obtenção de qualificação profissional para exercerem funções de ensino em pleno.
A formação promovida pela universidade politécnica abrangerá maioritariamente docentes do distrito de Setúbal, uma vez que esta é uma das regiões do País onde a escassez de professores continua a ser mais significativa.


Para o diretor da Escola Superior de Educação da UNIPS, Pedro Felício, a formação inicial e contínua de educadores e professores “assume uma relevância estratégica no contexto da educação portuguesa, ao constituir uma resposta qualificada às necessidades de regularização profissional de docentes que já exercem funções”.
O responsável sublinha ainda que a ESE/UNIPS reforça, através desta iniciativa, “a sua missão institucional de formação de profissionais qualificados, comprometidos com a inovação pedagógica, a inclusão, a justiça social e o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”.
Segundo Pedro Felício, esta aposta permitirá não só reforçar a qualificação dos profissionais em exercício, como também contribuir para atenuar a falta de docentes em várias escolas da região e do País.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não