Durante a sessão vai ser dado a conhecer o programa de animação complementar às atividades profissionais do certame
“A Suinicultura está no Ponto” vai servir de mote à 27.ª edição da Feira Nacional do Porco, que vai decorrer de 1 a 3 de outubro próximo, no Parque de Exposições Acácio Dores, no Montijo. A apresentação oficial do evento está agendada para a próxima terça-feira, a partir das 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A cerimónia vai contar com as presenças de Fernando Caria, presidente da Câmara Municipal do Montijo, David Neves, que preside à Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e à Organização Interprofissional da Fileira da Carne de Porco (FILPORC), e Jaime Piçarra, secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA).
Durante a sessão será dado a conhecer o programa de animação que complementa as atividades profissionais a desenvolver na feira. A programação não profissional vai englobar “gastronomia, concertos e iniciativas de solidariedade social”, revela a organização em comunicado.
O evento volta a reunir no Montijo a fileira da suinicultura, numa clara “demonstração de resiliência” do setor, que recupera ainda das “consequências das tempestades que assolaram o País no início deste ano”. O peso da fileira da suinicultura, lembra a organização no mesmo comunicado, “representa 25% do PIB agroalimentar português, com um volume de negócios estimado em 4 mil milhões de euros e com uma vertente exportadora cada vez mais intensa”.
Será sob este cenário que, no decorrer da feira, as empresas, organizações profissionais e academia irão apresentar “as principais evoluções que a atividade tem tido e que a têm transformado não só num pilar de desenvolvimento do concelho do Montijo, como também num dos setores mais relevantes da agropecuária em Portugal”.
Em destaque no certame, adianta ainda a organização, vão estar os temas seguintes: “Ambiente, Saúde & Bem-estar Animal e Segurança Alimentar; Contributo para a Economia; Benefícios Nutricionais & Gastronomia e a Investigação & Desenvolvimento na atividade.”
A Feira Nacional do Porco é um evento bienal. “Na edição anterior, realizada em maio de 2024, foi visitada por 15 mil pessoas, afirmando-se, cada vez mais, como uma das mais importantes feiras nacionais dedicadas à fileira da suinicultura em Portugal e como um dos maiores eventos regionais da margem sul do Tejo”, sublinha a organização, a concluir.