União de Freguesias investe 33 mil euros na renovação de escolas

União de Freguesias investe 33 mil euros na renovação de escolas

União de Freguesias investe 33 mil euros na renovação de escolas

O executivo de freguesia lembra que se comprometeu a executar obras nas escolas e afirma ter cumprido antes de terem começado as aulas

O início do ano lectivo encontrou as escolas da responsabilidade da União das Freguesias de Setúbal com obras executadas para garantir o seu “melhor funcionamento”, refere o executivo da freguesia, que lembra ter cumprido a meta a que se propôs: “as melhores condições no regresso às aulas e o bem-estar de alunos, professores e auxiliares.
Estas obras que decorreram durante as férias de verão, implicaram um investimento de 33 mil euros, sendo estas intervenções enquadradas nos Acordos de Execução entre a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, no âmbito da descentralização de competências.
As obras de melhoramento de instalações incidiram em oito escolas básicas e três jardins-de-infância, onde a Junta detém competências e responsabilidade de garantir as melhores condições para a comunidade escolar.

Após o contacto com cada agrupamento e direcção escolar, a União das Freguesias de Setúbal realizou um “levantamento das necessidades de cada escola e procedeu à reparação de materiais escolares, canalizações, sistemas de iluminação, pintura de espaços, manutenção do espaço de salas de aula e do recinto escolar. Em todas as escolas foi realizada a limpeza de sebes e o corte de ervas, bem como a manutenção de espaços verdes”.

- PUB -

Entre os trabalhos executados, destaca-se a construção de uma sala de apoio na Escola Básica n.º 3 do Montalvão, o qual compreendeu a ampliação e remodelação de um espaço existente. Foi ainda instalado um novo sistema eléctrico, novo pavimento e a pintura de paredes. A Junta de Freguesia procedeu ainda à recuperação do pavimento da Sala de Professores, ao melhoramento do sistema de iluminação e pintura da divisão.

Na Escola Básica n.º 2 Santa Maria da Graça foi concretizada a reparação e correcção do sistema de platibanda de protecção de águas na parede exterior do refeitório, bem como a pintura e recuperação de fissuras e buracos no muro interior do recinto escolar.

À semelhança da Escola Básica de São Gabriel, que assistiu à melhoria de condições do seu sistema de iluminação, também as Escolas Básicas dos Arcos e de Santa Maria da Graça vão receber novas armaduras e lâmpadas LED.

- PUB -

Refere a União das Freguesias de Setúbal que desde o início do mandato 2013/2017, tem vindo a “fortalecer o contacto com as escolas no sentido de auscultar as suas necessidades e garantir as condições ideais para toda a comunidade escolar”. Prova disto, acrescenta, “é o investimento realizado pela Câmara de Setúbal para este novo ano lectivo, no valor de um milhão e 300 mil euros, que contou igualmente com a participação regular com a própria Junta”.

 

No início deste ano lectivo, a União das Freguesias de Setúbal realizou trabalhos de desmatação e limpeza da Escola Básica Barbosa du Bocage, estando prevista igual intervenção na Escola Secundária du Bocage.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -