Serviço Municipal de Segurança, Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal aconselha a população a adotar medidas preventivas
O distrito de Setúbal está hoje sob aviso vermelho por causa do calor, estendendo-se na sexta-feira a Coimbra e Leiria, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso vermelho é o mais grave e surge numa altura em que Portugal entra num período de temperaturas elevadas, com máximas que podem chegar aos 44 graus e mínimas entre os 24.º e os 28.º.
Segundo o IPMA, o aviso vermelho para Lisboa e Setúbal estará ativo a partir das 00 horas de quinta-feira e prolonga-se pelo menos até às 23 horas de sexta-feira.
“A temperatura mínima irá registar valores superiores a 20°C igualmente em grande parte do continente, havendo regiões onde as temperaturas poderão não baixar dos 24 a 28°C durante várias noites, entre as quais a Grande Lisboa”, acrescenta a nota.
Quanto à duração temporal deste período de tempo quente e seco, o IPMA diz que “está previsto ser de, pelo menos, uma semana”.
Estão também previstos baixos valores de humidade relativa, na ordem dos 20 a 30 por cento, podendo ser de 15 por cento junto da faixa costeira, no dia 2 de julho, quinta-feira.
Por esta razão o perigo de incêndio rural no concelho de Setúbal agrava-se nos próximos dias e passa a ser muito elevado entre hoje e a próxima quarta-feira (8 de julho), com a exceção do dia 6, segunda-feira, em que é moderado, atingindo depois a classe máximo no dia 9.
O Serviço Municipal de Segurança, Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adoção de cuidados especiais. Falam, por isso, na “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção de medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE. Ainda neste contexto, a população deve adotar medidas de autoproteção, desde logo no que respeita à exposição solar, evitando estar ao sol entre as 11 e as 17 horas e aplicando protetor solar a cada duas horas, recomendando ainda uma boa hidratação, a utilização de ambientes frescos e de roupas frescas que cubram o corpo. Com Lusa